Bilhete único em mais 8 estações

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 3 de março de 2006

sex, 03/03/2006 - 12h41 | Do Portal do Governo

Mais oito estações do Metrô e da CPTM aceitarão o bilhete único, a partir de sábado. A Barra Funda, uma das mais movimentadas do sistema, também receberá os validadores. Prefeitura e governo do Estado prometem concluir a integração até maio

BRUNO TAVARES

A partir de amanhã, cinco estações da Linha 1-Azul (Tucuruvi-Jabaquara) e uma da Linha 3-Vermelha (Barra Funda-Corinthians/Itaquera) do Metrô, além de outras duas da Linha B (Itapevi-Júlio Prestes) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), começarão a aceitar o bilhete único total. A expansão foi anunciada ontem, após dois dias de reuniões entre técnicos das companhias estaduais e da Prefeitura.

A Estação Barra Funda, uma das mais movimentadas da rede, com fluxo diário de 150 mil passageiros, também receberá os validadores. Ela é hoje um dos principais entroncamentos do sistema metro-ferroviário, pois permite a integração entre a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha B da CPTM. Nessa etapa, os usuários poderão utilizar seus bilhetes nas estações Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana e Carandiru do Metrô. E também nas estações Júlio Prestes e Barra Funda, tanto do Metrô quanto da CPTM.

A previsão do Metrô é que até o dia 15 deste mês todas as 23 estações da Linha 1-Azul estejam equipadas com os validadores. Na CPTM, a instalação só deve ser concluída no fim do mês.

“Poderíamos fazer tudo de uma única vez, mas, para evitar surpresas, decidimos incorporar as estações gradativamente”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Por enquanto, os equipamentos funcionam somente nas estações da Linha 2-Verde (Vila Madalena-Ana Rosa) do Metrô e da Linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM.

No fim de 2005, quando teve início a integração, o secretário disse que até 1º de maio todas as estações do Metrô terão os validadores. Na CPTM, o prazo final é 11 de maio. Ainda segundo Fernandes, a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha A (Barra Funda-Francisco Morato) da CPTM serão as próximas a receberem os equipamentos.

Cadastramento do bilhete único

Os passageiros que quiserem continuar validando seus cartões junto ao cobrador do ônibus devem se apressar. A partir do próximo dia 11, apenas quem se cadastrar no bilhete único personalizado terá direito a colocar créditos no momento do embarque. Mas os passageiros que optaram por fazer o cadastramento através do site da SPTrans continuam enfrentando dificuldades – o link sai do ar constantemente. Com a medida, a SPTrans pretende estimular a recarga prévia, evitando fraudes.

Também ontem, a Secretaria Municipal dos Transportes anunciou que irá contratar uma empresa para auditar a conta-sistema (uma espécie de conta corrente do transporte coletivo da Capital). Os trabalhos serão concentrados no período de 2002 a 2005.