Bilhete eletrônico reduz preço das viagens intermunicipais

A Tribuna - Sábado, 15 de Outubro de 2005, 07:46

seg, 17/10/2005 - 10h45 | Do Portal do Governo

Da Sucursal

A partir de novembro usuários só pagarão pela etapa percorrida

A partir do início do próximo mês, usuários do transporte intermunicipal que transitam entre Peruíbe e Praia Grande poderão utilizar o Cartão-Transporte (CT) em um sistema de bilhetagem eletrônica controlada por satélite que cobrará a tarifa de acordo com o trecho percorrido e ainda permitirá a integração para linhas de outros municípios da Baixada Santista.

Única no Brasil, a inovação tecnológica que permitirá tal serviço foi apresentada ontem pela Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU), junto com a Viação Piracicabana, durante um encontro na Colônia de Férias dos Comerciários, em Praia Grande, que contou com a participação do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Conforme apresentado, o novo sistema será composto por dois validadores instalados na entrada e saída do ônibus, que estarão conectados a um satélite. Ao entrar, o usuário passará o cartão por um dos leitores, que registrará o ponto de embarque de acordo com as coordenadas geográficas. No momento do desembarque, o segundo leitor calculará a distância percorrida e cobrará a tarifa proporcional, liberando em seguida a catraca.

Facilidades

O gerente regional da EMTU na Baixada Santista, Sebastião de Almeida Júnior, chama a atenção para o fato de que o sistema novo trabalhará com o mesmo cartão-transporte hoje usado no sistema intermunicipal de transporte coletivo e que já está integrado às linhas municipais de Praia Grande. ‘‘Desta forma, o usuário poderá fazer a integração no Terminal Rodoviário do Tude Bastos, onde pagará apenas a diferença de tarifa para acessar qualquer itinerário disponível’’.

O gerente ressalta que, mesmo quem pagar com dinheiro será beneficiado pelo sistema entre Peruíbe e Praia Grande. ‘‘A pessoa diz ao motorista para onde vai e recebe um cartão provisório, que registra o ponto de embarque e confere se o passageiro está desembarcando no ponto correspondente. Se estiver, a catraca é liberada e o cartão, descartado em um cofre. Se não, a saída fica travada’’.

O sistema também atenderá aidosos, deficientes e crianças com até cinco anos de idade, que receberão sem ônus um cartão provisório, também válido para o trecho solicitado. No entanto, este sistema não servirá, por enquanto, para a integração no Tude Bastos. A questão da obrigatoriedade do uso de cartão-transporte para isso ser tema de uma reunião no próximo dia 31, no Fórum de Praia Grande.

Fraudes

‘‘O seccionamento das linhas é fundamental para que o usuário pague o preço justo. Além disso, o cartão vem para evitar a fraude, que tira recursos do sistema de transporte. Esta é uma proposta pioneira no Brasil e que servirá de exemplo para outras regiões’’, discursou o secretário. Segundo ele, a intenção é implantar o serviço em todos os sistemas de transporte metropolitano do Estado.

Presente no evento, o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, lembrou que os passageiros do Litoral Sul já pagam tarifas de acordo com a quilometragem percorrida há algum tempo. Entretanto, a cobrança era feita por meio de um bilhete da cor correspondente ao trecho. ‘‘Além de facilitar fraudes, este sistema permite que a filipeta se torne um tipo de moeda de troca, o que não ocorre com o cartão-transporte’’.

Para finalizar os ajustes necessários ao sistema, a Piracicabana colocará em teste na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, a partir de hoje, um carro-piloto. A intenção é verificar se a leitura do cartão está de acordo com trechos percorridos. O trabalho será feito com a linha 905, que será a primeira a funcionar com a bilhetagem eletrônica seccionada.

Com a inauguração do sistema, a 905 passará a funcionar como uma linha semi-expressa, parando apenas em dez pontos do percurso entre Peruíbe e Praia Grande. O intuito desta mudança é reduzir o tempo da viagem, que cairá de duas horas para 1h20, e permitir a integração com outras linhas no Terminal Tude Bastos.