BID vai financiar fábricas de cultura

Jornal da Tarde - São Paulo - Quarta-feira, 1º de setembro de 2004

qua, 01/09/2004 - 8h59 | Do Portal do Governo

O governo do Estado já conseguiu um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de US$ 30 milhões para a construção das nove fábricas de cultura. “A Secretaria de Cultura está coordenando o projeto, que terá bailes, bibliotecas, cinema e diversas atividades para os idosos”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. Itaim Paulista, Vila Curuçá, Cidade Tiradentes e Sapopemba, na Zona Leste, Jaçanã, Cachoeirinha e Brasilândia, na Zona Norte e Capão Redondo e Jardim São Luís são os bairros que receberão o empreendimento. Convênios com 150 instituições da cidade garantirão que as atividades sejam estendidas às comunidades onde as fábricas funcionarão.

A partir de 13 de setembro, a Pastoral do Belém, na Zona Leste, receberá os 30 jovens de 18 a 24 anos que ocuparão as vagas do Programa de Cuidadores de Idosos. Idealizado por uma parceria entre o Instituto Unibanco e a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, a iniciativa dará noções de enfermagem, nutrição e gerontologia aos jovens cadastrados no programa Ação Jovem.

O Centro de Lien Ch’i anunciado pelo governador terá ginástica, massagem, fisioterapia e acupuntura. Lien Ch’i é uma técnica de meditação oriental. “Precisamos trabalhar para que as pessoas não fiquem doentes e esse será um trabalho pioneiro na área”, afirmou o Alckmin.