Biblioteca de São Paulo: lazer e saber

Destak

qui, 17/06/2010 - 7h49 | Do Portal do Governo

Projeto, que custou R$12,5milhões, tem grande oferta na área da tecnologia

No início do ano, a cidade de São Paulo ganhou um espaço inspirado no conceito das grandes livrarias da cidade, com espaços que vão além de prateleiras: a Biblioteca de São Paulo. Instalada no parque da Juventude, na área da antiga Casa de Detenção do Carandiru, parece uma megastore e é local obrigatório para estudantes de todas as idades e para quem deseja saber o que a cidade oferece na área de cultura e – por que não? – diversão.

O projeto, que custou cerca de R$ 12,5 milhões, tem arquitetura inovadora, grande oferta em tecnologia e estrutura completa para atender deficientes físicos, com mesas reguláveis, folheadores automáticos de páginas e computadores com telas, teclados e mouses adaptados. Para os portadores de deficiência visual, a biblioteca oferece mil títulos de audiobooks e um equipamento capaz de transpor obras literárias convencionais para faixas de áudio ou placas em braile simultaneamente.

São 4,2 mil m² divididos em alas para diferentes faixas etárias, cem computadores com livre acesso à internet, dezenas de jogos eletrônicos e aparelhos Kindle, o livro digital da Amazon, e, claro, grande acervo de livros de todos os gêneros literários.Um café, espaços para shows e um auditório completam o espaço e garantem bons momentos de lazer.