Bertioga já conta com unidade de resgate

A Tribuna - Santos - Segunda-feira, 3 de janeiro de 2005

seg, 03/01/2005 - 9h08 | Do Portal do Governo

Da Sucursal

O Município de Bertioga passou a contar, a partir desta temporada de verão, com uma unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros para reforço no atendimento a acidentes em estradas e no perímetro urbano. A viatura, que fica de prontidão 24 horas, tem uma equipe de três funcionários e pode ser acionada pelo por meio do número 190.

Totalmente equipada para dar atendimento pré-hospitalar, a unidade de resgate do Corpo de Bombeiros, que se mantém na frequência HT, a mesma do Polícia Militar, fica estacionada na antiga Colônia de Férias da Prodesan, situada no Bairro Indaiá. No mesmo local estão alojados os policiais que vieram reforçar a segurança no Município durante a temporada de verão.

A principal preocupação é com o número de acidentes nas rodovias e na área urbana, principalmente com atropelamentos envolvendo ciclistas e motociclistas.

Como nesta época do ano aumenta o número de veículos nas estradas, normalmente elas ficam congestionadas, o que dificulta o atendimento quando a viatura precisa se deslocar entre Bertioga e Guarujá ou mesmo outros pontos.
Imediato

Em caso de acidentes, o Comando de Operações da Polícia Militar fará contato imediato para que a unidade realize o atendimento. Segundo as informações, os acidentes mais comuns são queimaduras, fraturas, quedas e traumatismo craniano.

A viatura está equipada para oferecer os primeiros-socorros e depois encaminhar as vítimas até o pronto-socorro ou hospital mais próximo. Entretanto, ela não fará o atendimento nas praias, que está a cargo dos soldados do 17º. Grupamento do Corpo de Bombeiros. Poderá, porém, ser acionada em casos de quedas, fraturas e mal súbito.

Reforços

Para garantir mais segurança aos moradores e turistas que visitam Bertioga, o efetivo de 80 homens da 3ª. Companhia do 21º. Batalhão da Polícia Militar recebeu o reforço de mais 105 policiais que já estão nas ruas e, principalmente, na orla, atendendo uma área que vai do Bairro Caruara até Boracéia. O efetivo também conta com 16 homens da Cavalaria.

Da mesma forma, o Corpo de Bombeiros recebeu um reforço de guarda-vidas, contando atualmente com 72 homens distribuídos por toda a orla. O objetivo é manter o trabalho que vem sendo realizado nas praias. Para isso, a corporação recebeu da Prefeitura também um reforço de 20 guarda-vidas temporários.

Guarda Civil vai operar em esquema especial

O efetivo de 58 homens da Guarda Civil no Município também vai trabalhar em esquema especial para atender a demanda na temporada. Para se ter uma idéia, desse total, 30 homens foram convocados para garanbtir a segurança na passagem do Ano-Novo. Além disso, todos os postos foram cobertos na Cidade, com viaturas e guardas nas ruas e na orla, principalmente.

O supervisor da Guarda Civil, Emiliano Alves Costa, orienta os moradores e turistas que venham a ter problemas, para que solicitem o apoio da Guarda Civil pessoalmente ou pelo plantão que funciona 24 horas, pelo número 0800-555545. Caso seja uma ocorrência que extrapole a competência municipal, o guarda se incumbirá de pedir ajuda à delegacia da Polícia Civil ou à Polícia Militar. A partir de hoje, o próprio efetivo da Guarda Municipal recebe o apoio temporário de mais 20 homens que deverão atuar principalmente na orla, enquanto as viaturas estarão percorrendo todos os bairros.

Para acionar a Polícia basta ligar para o 190 ou 0800-555545 (Guarda Civil).