Bento XVI faz 80 anos no próximo dia 15

Missa solene celebrará o aniversário do papa, que também completa dois anos de pontificado

qua, 04/04/2007 - 12h34 | Do Portal do Governo

Do Estadao.com

Antes de vir para o Brasil no dia 9 de maio, o papa Bento XVI tem uma intensa programação neste mes de abril, e depois de amanhã, quinta-feira, ele preside a Missa do Santo Crisma, na Basílica de São Pedro. Lá, serão abençoados os óleos usados durante os ritos pascais, que darão início ao Tríduo Pascal. No próximo dia 15 de abril, Bento XVI completa 80 anos e será realizada uma missa solene pela comemoração. Quatro dias depois, dia 19, o Papa completa dois anos de pontificado.

Também no dia 5, Bento XVI celebra a missa da Quinta-Feira Santa, onde lavará os pés de doze homens, assim como fez Jesus, antes de sua Páscoa. A missa será celebrada na Basílica de São João de Latrão, em Roma. As ofertas recolhidas vão ser encaminhadas para o centro médico de Baldoa, na Somália.

O papa lembrará a paixão de Jesus, na Basílica de São Pedro, na Sexta-Feira Santa. No fim da tarde, ele participa da Via-Sacra, no Coliseu, onde muitos cristãos foram sacrificados. No dia 7, Sábado de Aleluia, o Sumo Pontífice preside a Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, enquanto a Igreja espera a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. No Domingo de Páscoa, dia 8, o papa reza a Missa da Ressurreição e dará a benção Urbi et Orbi a Roma e ao mundo.