Bebê com doença rara é operado

Jornal da Tarde

sex, 29/05/2009 - 8h23 | Do Portal do Governo

Oito horas após nascer com problema no coração, Rodrigo quase morreu, mas passa bem

Roseli Arantes tomou um susto quando seu filho Rodrigo, recém-nascido, foi levado do berçário para o primeiro banho. As enfermeiras disseram que ele estava roxo. Logo uma médica foi chamada e ela constatou: ele tinha um problema de coração. Mais tarde, descobriu-se que o menino tinha uma doença raríssima. O jeito foi transferi-lo do Hospital de Itapetininga (SP), onde nascera, para o Hospital do Servidor Público Estadual, na capital. Depois de ser submetido a um procedimento não cirúrgico, no dia 11 (oito horas após o nascimento), Rodrigo passa bem.

Segundo Micheli Zanotti Galon, cardiologista intervencionista do hospital, Rodrigo tinha com um problema raríssimo. “Da população em geral, 0,8% nasce com algum tipo de problema cardíaco. Desses, 1% tem uma doença como a desse bebê.”

Rodrigo nasceu com a Síndrome de Hipoplasia do coração. Durante a gestação, houve deficiência no crescimento do ventrículo direito do órgão. A consequência disso foi que, logo após o nascimento, ele apresentou queda gradativa no fluxo de sangue para os pulmões. Sem isso, o resto do corpo passou a não receber oxigênio (que entra na corrente sanguínea nos pulmões). Se nada fosse feito, o quadro de Rodrigo evoluiria para a cianose (a colocação roxa/azulada da pele) e ele morreria.

Para salvá-lo, os médicos do hospital implantaram um stent – uma malha metálica expandida por um balão que assegurava o fluxo de sangue para os pulmões – por meio de cateterismo. O procedimento, considerado menos invasivo que uma cirurgia, durou cerca de 1 hora.

“Bateu um desespero imenso”, disse Roseli ontem, se lembrando da notícia de que seu filho sofria de um problema no coração. A costureira de 39 anos temia que o filho não aguentasse a viagem até São Paulo, que durou cerca de 3 horas. “Graças a Deus deu tudo certo e ele está lindo.”Batizado de Rodrigo César Arantes de Queiroz, o primeiro menino de Roseli (ela tem duas filhas) nasceu com 2,620 quilos e 46 centímetros. Perdeu peso mas, segundo o hospital, já cresceu dois centímetros e passa bem. Hoje, ele sai de hospital e volta com os pais para Itapetininga.