Beatificação de João Paulo II na reta final

O dossiê sobre a vida, virtudes e fama de santidade do papa será apresentado na segunda

qua, 28/03/2007 - 10h45 | Do Portal do Governo

Do Jornal da Tarde

A diocese de Roma confirmou ontem que a primeira etapa do processo de beatificação do papa João Paulo II está concluída. Agora, caberá à Congregação para a Causa dos Santos – seção da Cúria que cuida do processo de beatificação – decidir se a cura de uma freira francesa com mal de Parkinson poderá ser reconhecido como o primeiro milagre do falecido papa.

Conforme o monsenhor Slawomir Oder, postulante da causa de beatificação e canonização, o dossiê sobre a vida, virtudes e fama de santidade do papa João Paulo II será apresentado na segunda-feira, quando se celebrarão dois anos da sua morte.

O material recolhido na fase diocesana do processo será entregue à comissão histórica da Congregação, que deverá certificar a ocorrência do milagre. Se isto acontecer, João Paulo II estará qualificado para a beatificação, o primeiro passo para que ele se torne santo.

Conforme as regras da Igreja Católica, outro milagre será necessário, depois da beatificação, para que todo o processo de santificação seja finalizado.

Na documentação, consta toda a informação sobre a religiosa francesa (cujo nome não foi revelado), que sofria de mal de Parkison – a mesma doença do papa – e foi curada em junho de 2005, dois meses após a morte de João Paulo II. A freira estará na cerimônia da próxima semana, junto com outras mil representantes da sua diocese.