Barueri faz campanha de prevenção ao câncer bucal em idosos

Oeste Notícias/ Osasco

ter, 05/05/2009 - 9h40 | Do Portal do Governo

 

A Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde.

Até a próxima sexta-feira, 8, 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 16 existentes em Barueri, terão um especialista em saúde bucal realizando os exames nos idosos que comparecerem para serem imunizados contra a gripe.

Caso seja detectada alguma suspeita eles serão encaminhados à Fundação Oncocentro de SãoPaulo (Fosp) para um atendimento mais detalhado. Se houver a detecção de câncer, a pessoa será enviada para um hospital de referência.

É importante ressaltar que o idoso não é obrigado a passar pelo exame bucal, quando for tomar a vacina.  Ele será informado sobre a campanha de prevenção e, se quiser, submete-se ao teste. Vale informar que no primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe em Barueri, que aconteceu no Parque da Maturidade, cerca de 500 idosos realizaram o exame.

Segundo informou o odontologista Alberto Luiz Ferreira Kesselring, diretor do programa de saúde bucal de Barueri, além dos idosos, os fumantes e alcoólatras também estão incluídos no grupo das pessoas que devem realizar essa inspeção para verificação de lesões bucais pelo menos uma vez por ano.

“É muito importante a prevenção e o diagnóstico precoce para se evitar sequelas severas que podem causar mutilação e até a morte”, disse ele. 

No Estado de São Paulo, mais de 3,5% do total de casos de câncer nas pessoas acontecem na cavidade oral e lábios. Daí a necessidade dos exames periódicos de prevenção. Outros fatores que podem levar ao câncer de boca, além da idade, são: o vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo exagerado de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Barueri tem um programa fixo de saúde bucal que atende as crianças da rede municipal de ensino e os idosos. Em 2008 foram examinadas 1.935 pessoas acima de 60 anos.

O município faz parte das 480 cidades paulistas que fecharam parceria com o Estado para realizar exames preventivos em idosos. A ação procura aproveitar toda a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação contra a Gripe para pessoas acima dos 60 anos, iniciada em 27 de abril.