Barco fará passeio pelo rio à noite

O Estado de S.Paulo - segunda-feira, 20 de março de 2006

seg, 20/03/2006 - 12h29 | Do Portal do Governo

 Trajeto feito por autoridades em solenidade será aberto ao público

Claudio Ferreira Gomes, de 45 anos, conhece como ninguém as águas agora navegáveis do Tietê. Há três anos ele comanda a embarcação Almirante do Lago que, ontem, transportou o governador Geraldo Alckmin e 150 convidados por 24 quilômetros, num passeio de uma hora e meia que marcou a inauguração das obras de ampliação e aprofundamento da calha.

O passeio começou na Ponte Cruzeiro do Sul, onde foi inaugurado o monumento projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, marco da entrega das obras. Durante o trajeto, curiosos sobre as pontes acenavam para Alckmin e fotografavam o barco. Ao se aproximar do Cebolão, fim do percurso, o governador recebeu a homenagem de um grupo de tai-ko (tambores japoneses), que se apresentou da ilhota artificial, no meio do rio, onde está um pórtico e um jardim oriental – 75% de R$ 1,1 bilhão consumidos pelas obras foram financiados pelo Japan Bank for International Cooperation (Jbic).

“Eu não acreditava que isto, um dia, seria navegável”, conta Gomes. “Agora, é a Hidrovia Metropolitana do Estado de São Paulo”, orgulha-se ele, hoje navegando entre pássaros, capivaras e preás. Mas o cheiro de esgoto ainda é forte. Também são visíveis manchas de óleo, garrafas PET e outros resíduos que se acumulam às margens. “Trabalhávamos de máscara. Depois, acostuma”, diz o comandante. O projeto de despoluição que já consumiu US$ 1,2 bilhão só deve terminar em 2007, com o fim das obras que aumentarão o índice de coleta de esgoto da capital para 84% e o de tratamento, 70%. A despoluição total depende das cidades vizinhas – no ABCD, por exemplo, o tratamento de esgoto varia de 5% a 7%. O restante vem parar no Tietê. Por isso, Gomes prefere navegar à noite, quando não se vê o lixo, só as luzes da cidade. “A metrópole fica toda acesa. E eu gosto de ver os aviões subindo e descendo.”

PASSEIO

A partir de quarta-feira, o público poderá fazer o mesmo passeio noturno enquanto assiste ao espetáculo do grupo Teatro da Vertigem, com encenações dentro da embarcação, nas pontes e margens do rio. O Almirante do Lago também receberá alunos de escolas públicas e particulares para passeios. O barco tem 26 metros de comprimento, dois andares e capacidade para 200 pessoas.A.C.