Bandeirantes assume Hosic e promete novo modelo de gestão

ValeParaibano - São José dos Campos - Quarta-feira, 12 de maio de 2004

qua, 12/05/2004 - 8h53 | Do Portal do Governo

Hospital Regional é criado; direção corre contra o tempo para liberar alas

José Carlos Júnior, de Taubaté

A Secretaria Estadual da Saúde assumiu oficialmente ontem à tarde o patrimônio do Hosic (Hospital Santa Isabel de Clínicas) de Taubaté que passa a ser o primeiro Hospital Regional do Vale do Paraíba.

O hospital será administrado pela SAB (Sociedade Assistencial Bandeirantes), proprietária do Hospital Bandeirantes de São Paulo.

A direção da DIR-24 (Direção Regional de Saúde), que representa a Secretaria na região, informou que a prioridade é recuperar o Centro Cirúrgico, ampliar as vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e ampliar o número de leitos no hospital para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

O Hosic foi interditado no dia 28 pela Vigilância Sanitária da DIR-24 por falta de medicamentos e equipamentos descartáveis. Apesar das metas traçadas pela Secretaria, o governo e a nova gestão não determinaram um prazo para normalizar o atendimento.

A criação do Hospital Regional era uma das prioridades do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que é de Pindamonhangaba, para a região. O Hosic é referência em todo o Vale e Litoral Norte em mais de 20 especialidades médicas.

‘O Bandeirantes vai olhar as necessidades fundamentais e recuperar o hospital. A Vigilância [Sanitária] vai discutir a recuperação gradativa das áreas’, disse a diretora da DIR-24, Nádia Magalhães Meirelles.

Nádia disse que a desinterdição do hospital vai depender da recuperação do complexo pelo novo gestor, que terá que apresentar um relatório apontando a regularização das falhas detectadas pela Vigilância. ‘O Estado já depositou R$ 1,7 milhão para o Hospital Regional e prevê um novo investimento em agosto’, disse.

A direção da SAB tem um Plano de Ocupação Emergencial para manter o hospital e retomar os setores paralisados. O Bandeirantes venceu uma consulta pública, feita pelo Governo, para ser o novo administrador.

A diretora Técnica do Hospital Regional, a médica Aldineia Martins, disse que recebeu apenas ontem um relatório sobre a situação do hospital. A nova administração ainda não decidiu se haverá mudança no quadro funcional e se irá absorver os conveniados do Hosic Saúde, plano particular do hospital.

‘Agora vamos traçar as metas. Não temos um diagnóstico do hospital e dos funcionários. Vamos entrar no hospital e depois vamos dar detalhes’, disse Aldineia.

Segundo ela, a nova administração vai trabalhar para que a desinterdição ocorra ‘o mais breve possível’.

INTEGRAÇÃO – A diretora da DIR-24 disse ainda que a integração do HU (Hospital Universitário) com o Hospital Regional terá que ser revista.

A previsão é que o HU, que está com atendimento superlotado, seja integrado ao Hospital Regional até abril de 2005.