Banda Sinfônica encena ópera baseada em A Tempestade

Folha de São Paulo - Quinta-feira, dia 21 de setembro de 2006

qui, 21/09/2006 - 12h36 | Do Portal do Governo

Adaptação da peça de Shakespeare estréia amanhã no teatro São Pedro

IRINEU FRANCO PERPETUO

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA Amanhã, a onisciência de Próspero e as maquinações de Caliban sobem ao palco do teatro São Pedro em forma de ópera. A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo encena “A Tempestade”, do carioca Ronaldo Miranda, 58, baseada na peça de Shakespeare.

Autor de “Dom Casmurro”, inspirada em Machado de Assis, Miranda -cuja música, via de regra, soa neo-romântica e acessível- escreveu sua “Tempestade” em português, sob encomenda da orquestra. “Achava que estava na hora de a Banda começar a fazer com ópera o que já faz com obras sinfônicas: encomendar peças originais, escritas especialmente para a sua formação por autores brasileiros vivos”, explica o maestro Abel Rocha, que comanda o grupo desde 2004.

Encomendada no final de 2005, “A Tempestade” ficou pronta em maio deste ano, em versão para canto e piano. A orquestração -para as forças especiais da Banda, um grupo que tem dimensões de orquestra sinfônica, mas no qual os instrumentos de sopro têm proeminência, e as únicas cordas presentes são os contrabaixos- foi realizada em junho e julho, com ensaios ocorrendo a partir do mês de agosto.

“A música da ópera é pontuda e cheia de arestas, mas os duetos de amor são quase pop, e poderiam ser tocados sem problema no teatro Abril [palco freqüente de musicais]”, descreve o regente. O elenco inclui o tenor Fernando Portari (Fernando), a soprano Rosana Lamosa (Miranda), os barítonos Homero Velho (Próspero) e Sebastião Teixeira (Caliban) e a mezzo-soprano Regina Elena Mesquita (Ariel).

Fábio Namatame assina os figurinos, enquanto a direção cênica é de William Pereira. “Se eu tiver que fazer ópera, será sempre encenado, com cantores no palco e orquestra no fosso. Não sou muito favorável a ópera em versão concerto”, diz o maestro.

A TEMPESTADE

Quando: amanhã e 26/9, às 21h; dia 24/9 (domingo), às 17h

Onde: Teatro São Pedro (r. Barra Funda, 171, tel. 0/xx/11/3667-0499)

Quanto: R$ 40