Banco público facilita casa própria

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 13 de janeiro de 2005

qui, 13/01/2005 - 9h32 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP) constatou que a Caixa Econômica Federal e a Nossa Caixa apresentam melhores condições, em comparação com as instituições financeiras particulares, para se adquirir a casa própria

Um levantamento inédito realizado pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP), sobre crédito imobiliário, demonstra que a Caixa Econômica Federal e a Nossa Caixa são as instituições que oferecem aos consumidores as melhores condições de financiamento.

Segundo o estudo, nesses bancos, o interessado em adquirir a casa própria encontra as melhores taxas, os maiores prazos de pagamento e pode financiar até 100% do valor do imóvel. ‘Sem dúvida, a Caixa e Nossa Caixa oferecem as melhores condições’, disse o presidente do conselho do Creci, José Augusto Viana Neto. ‘Comparando com os (bancos) privados, não tem nenhum aspecto negativo’, afirmou. Já entre as instituições particulares, segundo a pesquisa, foram encontradas as maiores taxas, o menor prazo de financiamento e regras mais rígidas para a comprovação de renda.

Entre os bancos pesquisados, a Caixa é o único que financia até 100% do valor do imóvel. Para esse tipo de empréstimo, a instituição oferece também a menor taxa de mercado: 5,5% ao ano.

Porém, nessa linha, a Caixa corrige as prestações pela Taxa de Juros de Longo Prazo TJLP, hoje em 9,75% ao ano. Esse porcentual é o maior fator de correção encontrado na pesquisa. Ainda assim, o banco federal e a Nossa Caixa, controlada pelo governo estadual, apresentam linhas de financiamento acessíveis, com taxas de 6% ao ano e correção pela TR.

Em termos de prazo, os produtos oferecidos pelos dois bancos públicos também são convidativos: oferecem prazo de até 20 anos para quitar a dívida. Esse período não foi encontrado nos produtos dos bancos privados.

Entre as instituições particulares, segundo a pesquisa, Bradesco e HSBC apresentam as maiores taxas de juros para financiamentos imobiliários – 15% ao ano, mais correção pela TR na modalidade ‘Carta Hipotecária.’

Ainda entre os bancos privados, a menor taxa foi apurada pelo Creci-SP no Santander/Banespa: 10,95% e correção pela TR, na modalidade ‘Supercasa Própria Especial SFH’. ‘De maneira geral, os bancos privados oferecem juros mais altos e prazos e limites de financiamento mais baixos que a Caixa Econômica Federal e a Nossa Caixa’, disse Viana Neto. Nessas instituições, o prazo de financiamento varia de 12 anos a 15 anos. De acordo com o Creci, os bancos públicos ainda são mais flexíveis em relação a idade do mutuário.