Banco do Povo vai funcionar em mais 13 cidades do Vale

Vale Paraibano - Quinta-feira, dia 4 de maio de 2006

qui, 04/05/2006 - 11h22 | Do Portal do Governo

São José dos Campos

O programa Banco do Povo, do governo do Estado, vai atender a mais 13 cidades da região a partir deste mês. Os contratos foram assinados na última terça-feira e as prefeituras têm prazo máximo de dois meses para dar início ao atendimento.

Serão atendidas as cidades de Areias, Bananal, Canas, Igaratá, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, São Luís do Paraitinga, Silveiras e Tremembé. No total, serão 127 municípios em todo o estado.

Na região, cidades como São José dos Campos, Taubaté e Jacareí já possuem o serviço.

Desde 1998, o Banco do Povo disponibiliza financiamentos para empreendedores de micros e pequenos negócios, capital de giro e investimentos fixos.

O programa é uma parceria entre o governo do Estado e os municípios, na qual o Estado é responsável por 90% dos recursos financeiros. Cabe às prefeituras oferecerem recursos de infra-estrutura, como instalações dos prédios, móveis e equipamentos.

O valor do financiamento pode chegar a R$ 25 mil para cooperativas e associações, com juros de 1% ao mês nas parcelas fixas. O prazo para pagamento é de seis meses para capital de giro e 18 meses para investimento fixo.

REGRAS – Para participar do programa é preciso comprovar atividade produtiva na cidade por no mínimo seis meses, residir ou ter negócios no município há mais de dois anos e ter endereço fixo.

Além disso, o empreendedor deve apresentar rendimento bruto inferior a R$ 150 mil nos últimos 12 meses e não constar nas listas do Serviço de Proteção ao Crédito ou Serasa.

Segundo o governo do Estado, atualmente cerca de 590 mil pessoas são beneficiadas em 359 municípios.