Banco do Povo possibilita o sonho do negócio próprio

A Tribuna - Sexta-feira, dia 11 de agosto de 2006

sex, 11/08/2006 - 11h19 | Do Portal do Governo

Quem pretende tornar-se um empreendedor e trabalhar por conta própria sempre precisa de dinheiro. E as filiais do Banco do Povo Paulista são o caminho mais seguro para quem está sem capital de giro. Estas instituições emprestam a juros baixos, menores que os dos bancos comerciais. Há agências do banco (que é uma iniciativa do Governo do Estado em convênio com as prefeituras) em todos os municípios da região.

Alguns têm se destacado no Estado, como é o caso de Cubatão, que no mês passado efetuou 20 contratos, um volume respeitável se for considerado que estes bancos em Santos e Guarujá firmaram número de contratos semelhantes, tendo uma população correspondente ao dobro e triplo de Cubatão (108 mil habitantes).

Em média, as demais cidades da região fazem de seis a oito contratos por mês com moradores interessados em obter os financiamentos.

Venha conhecer

Orestes Correia Leite Júnior, coordenador do Banco do Povo de Cubatão, convida quem trabalha por conta própria, com micro e pequenas empresas, formais ou informais, a conhecer a agência.

O banco está integrado ao projeto mantido pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Porto e Geração de Empregos. Segundo o secretário da área, Ricardo Lascane, o sucesso do empreendimento abriu caminho para a implantação do Projeto Pro-Lar destinado a financiar recursos para a reforma de moradias em Cubatão.

No último balanço, o Banco do Povo em Cubatão concedeu créditos no total de R$ 1.937.819,00 no período de 3 de novembro de 2001 — quando foi instalado na cidade — até julho último, com o registro de 925 contratos.

Recorde

O banco de Cubatão se prepara para atingir em setembro a marca de mil empréstimos, ultrapassando R$ 2 milhões de recursos cedidos à massa de empreendedores.

Um fato curioso, que segue um ditado popular, é que pobre costuma ser mais honesto. E isso tem sido comprovado nas negociações do Banco do Povo. A palavra empenhada tem valido mais do que os papéis assinados: o índice de inadimplência (como é chamado o controle de quem não paga) é dos menores, não passa de 2%.

Entre os tomadores de empréstimos estão vendedores autônomos, caminhoneiros, proprietários de pequenos comércios como lan houses e pet shops, instaladores de equipamentos e outros trabalhadores que precisam de microcrédito para financiar suas atividades.