Banco de sangue precisa de doação

Agora São Paulo - Sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

sex, 25/01/2008 - 15h14 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

Os hemocentros estaduais precisam de doadores antes do Carnaval. O objetivo é reforçar os estoques dos bancos paulistas na véspera do feriado para evitar que haja falta de sangue, o que impossibilita a realização de cirurgias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, há uma redução entre 30% e 50% do estoque de bancos de sangue durante os feriados devido ao aumento dos atendimentos de emergência.

Qualquer pessoa saudável com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos pode ajudar. O candidato deverá estar bem alimentado e apresentar documento de identidade original com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os dez anos, é portador de hepatite B, hepatite C ou Aids, ou é usuário de drogas injetáveis.

As doações podem ser feitas no Hospital das Clínicas (av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, Cerqueira César, zona oeste); no Hospital do Mandaqui (r. Voluntários da Pátria, 4.301, Mandaqui, zona norte); no Instituto Dante Pazzanese (av. Dante Pazzanese, 500, Ibirapuera, zona sul); no Hospital do Servidor Público Estadual (r. Pedro de Toledo, 1.800, Vila Clementino, zona sul); no Hemocentro de Sorocaba (av. Comendador Pereira Inácio, 564, Vergueiro); e no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (r. Tenente Catão Roxo, 2.501, Monte Alegre, e r. Quintino Bocaiúva, 470, Higienópolis).