Bananicultores recebem ajuda do Estado

A Tribuna - Santos - Quinta-feira, 15 de julho de 2004

qui, 15/07/2004 - 9h04 | Do Portal do Governo

Da Sucursal

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Antonio Duarte Nogueira, anunciou ontem, em reunião com bananicultores do Vale do Ribeira, a abertura de uma nova linha de financiamento do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), com recursos da ordem de R$ 2 milhões, aos produtores da região que tiveram suas plantações afetadas pela sigatoka negra.

Cada produtor terá à disposição uma verba de R$36.486,00 para providenciar a renovação de até três hectares de bananais com mudas tolerantes à doença. De acordo com o secretário, a linha de crédito estará disponível aos produtores em, no máximo, 60 dias. ‘‘Nossos técnicos e pesquisadores estão trabalhando junto aos produtores, indicando variedades tolerantes à sigatoka negra e viáveis tanto no aspecto fitossanitário como no econômico’’.

A reunião, realizada no Pólo Regional de Desenvolvimento do Ribeira, contou também com a presença de prefeitos, lideranças regionais e técnicos da Secretaria, que apresentaram um relatório completo sobre as ações desenvolvidas pelo Estado desde o surgimento do primeiro foco da doença, em Miracatu.

Conforme relatado no encontro, desde a confirmação do primeiro foco da sigatoka negra, no final de junho, a Secretaria executou uma série de ações como o isolamento das áreas infectadas, podas sanitárias e varreduras num raio de 70 quilômetros de propriedades ao longo da Rodovia Régis Bittencourt (BR 116).
Varredura

O corpo técnico da secretaria detalhou os sistemas de monitoramento e controle desenvolvidos na área de defesa sanitária vegetal e esclareceu como será feita a assistência técnica e o fornecimento de mudas resistentes à doença.

O secretário espera que a varredura ao longo da rodovia termine já na próxima semana, quando poderão ser definidas áreas livres da doença. A expectativa é que as regiões de Avaré, Fernandópolis e Jales, grandes produtoras de banana, não tenham sido contaminadas.

Conforme levantamento realizado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) do Estado, a sigatoka negra já foi diagnosticada nos municípios de Miracatu, Jacupiranga, Cajati, Itariri (na divisa com Peruíbe), Juquiá, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.