Balsas no Tietê e no Pinheiros

Jornal Destak - Quinta-feira, 23 de outubro de 2008

qui, 23/10/2008 - 12h02 | Do Portal do Governo

Jornal Destak

Utilizar os rios Tietê e Pinheiros para o transporte de passageiros, com paradas próximas a estações do metrô e da CPTM e valor da passagem a R$ 4. A proposta foi apresentada ontem em um seminário da Secretaria Estadual dos Transportes sobre navegabilidade na região metropolitana .

Segundo um dos autores do estudo, Joaquim Carlos Riva, consultor e engenheiro naval, o uso de embarcações para o deslocamento de pessoas ampliaria a oferta de transporte entre as zonas leste e oeste da capital, além de ajudar a desafogar o trânsito.

Pela proposta, os barcos teriam 45 metros de comprimento e se deslocariam com velocidade entre 25 e 27 km/h. “Isso é cerca de 10 km/h mais rápido do que a velocidade média dos ônibus hoje”, diz Riva.

Transporte de carga

O estímulo ao uso dos dois rios por empresas para o transporte de cargas será a principal meta do governo estadual para incentivar a navegação na Grande São Paulo nos próximos anos.

De acordo com o diretor do departamento hidroviário da secretaria, Frederico Bussinger, com o rebaixamento da calha do Tietê, o leito já está praticamente pronto para as embarcações. “É um meio energeticamente eficiente e que polui menos.”

Além disso, há um projeto para a construção de um hidroanel com 186 km de extensão ao redor da cidade.

“Até 2020 queremos aumentar a participação das hidrovias no transporte de carga do atual 0,5% para 6%”, disse Bussinger.