Baixada Santista: Estado admitirá novos professores

A Tribuna - Santos - Sexta-feira, 10 de dezembro de 2004

sex, 10/12/2004 - 9h23 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

A Diretoria de Ensino — Região de Santos — está com inscrições abertas até o próximo dia 17, para professores habilitados e não-habilitados candidatos a admissão, interessados em ministrar aulas nas escolas da região, a partir do próximo ano letivo.

Para a inscrição, os documentos originais devem ser apresentados, assim como a xerox de cada um deles. Os documentos pessoais exigidos são carteira de identidade e CPF.

Os professores habilitados e não-habilitados devem apresentar comprovante de tempo de serviço. De acordo com o edital, nenhum documento será substituído, nem incluído após a efetivação da inscrição.

Os professores não-habilitados devem apresentar diploma e histórico de cursos de licenciatura curta e do curso de bacharelado/(tecnologia), acompanhado do histórico escolar.

Habilitados

Os professores habilitados precisam levar o diploma do curso de habilitação específica do 2º grau para o Magistério ou curso normal ou curso de Pedagogia com habilitação de Magistério das séries iniciais do Ensino Fundamental (para os que se formaram até 2000) — para ministrar aulas de 1ª a 4ª série, com dois pontos no mínimo.

Além disso, o professor habilitado precisa apresentar registro do MEC (se tiver), diploma de curso de Licenciatura Plena (acompanhado do histórico escolar — obrigatório para os que concluíram até 2001) ou histórico escolar constando declaração de conclusão de curso para os que terminaram após 2001.

Também é preciso apresentar comprovante de conclusão de cursos de bacharelados e certificado expedido nos termos da Portaria Ministerial de número 432/71 ou Resolução do Conselho Nacional de Educação número 02/97 acompanhado do diploma do curso de nível superior.

Para os habilitados é necessário ainda comprovar a aprovação em concurso público para o Quadro do Magistério, promovido pela Secretaria de Estado da Educação.

Educação Especial

Para atuar em classes de educação especial o professor deve apresentar comprovante de diploma de licenciatura plena, com curso de pós-graduação (stricto sensu) na área de excepcionalidade da classe/sala a ser atribuída; diploma de licenciatura plena em Pedagogia, com certificado de cursos de especialização na área de excepcionalidade de, no mínimo 120 horas.

Devem apresentar também certificado de cursos de especialização, aperfeiçoamento ou extensão cultural, específico na área de excepcionalidade da classe/sala a ser atribuída de no mínimo 120 horas. Professores portadores de diploma de nível médio com habilitação em Magistério e de certificado, aperfeiçoamento ou extensão cultural específico na área de excepcionalidade da classe a ser atribuída, de 120 horas.

Edital

O edital completo pode ser visto na internet acessar (www.dersantos.com.br).

As inscrições poderão ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sede regional da Diretoria de Ensino que fica na Praça Coronel Narciso de Andrade, sem número.

Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones 3221-3594 ou 3221-3595.