Baixada Santista: Alckmin anuncia mais um CDP na região

A Tribuna - Santos - Sexta-Feira, 15 de abril de 2005

sex, 15/04/2005 - 9h39 | Do Portal do Governo

RIVALDO SANTOS
Da Reportagem

A Baixada Santista vai abrigar mais um Centro de Detenção Provisória (CDP). O anúncio foi feito ontem, na Praça Mauá, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante a cerimônia de assinatura do convênio do Estado com a Prefeitura para o uso compartilhado das instalações da Escola Estadual Andradas, na Aparecida.

Alckmin não quis revelar o nome do município onde será implantado o CDP. Nem informou a data de início das obras da futura unidade.

O governador, que estava acompanhado do secretário de Estado da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, confirmou apenas que, além desta cidade da Baixada, Caraguatatuba, no Litoral Norte paulista, será o próximo município a contar com centro de detenção.

Com a construção de mais CDPs, a Secretaria de Segurança Pública pretende dar sequência ao cronograma de desativação da carceragem das delegacias de polícia.

Em Santos, o maior problema encontra-se no 5º DP, na Zona Noroeste. Apesar das várias fugas em massa registradas na carceragem do distrito, não há previsão de quando será feita a desativação.

Atualmente, a região conta com dois CDPs em funcionamento: um em Praia Grande e outro em São Vicente.

Na solenidade, o governador também entregou 76 viaturas e diversos equipamentos para as polícias Militar e Civil e para o Corpo de Bombeiros. Desse total, 19 viaturas e uma motocicleta vão ficar em unidades da Cidade para reforçar o policiamento ostensivo e a Força Tática.

Para o Corpo de Bombeiros de Bertioga, foi destinada uma viatura ABSR (Auto Bomba Salvamento e Resgate), ao custo de R$ 200 mil.

As viaturas policiais e os equipamentos vão equipar as Forças Táticas da região. Ontem, foram anunciados mais cinco agrupamentos para os municípios de Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Peruíbe e Registro.

Helicóptero

No palanque montado em frente ao prédio da Prefeitura, Alckmin confirmou que o Governo do Estado já está providenciando a liberação de recursos para o término das obras do Teatro Coliseu, que se arrastam por quase uma década.

O governador disse que espera inaugurar o teatro no início do segundo semestre. No entanto, o prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) já informou que o restauro só deve ficar pronto em setembro.

Na lista de obras para serem entregues este ano, Alckmin relacionou 160 apartamentos no Morro da Nova Cintra e 60 unidades habitacionais no Paquetá, inseridas no programa de erradicação dos cortiços.

Citou ainda a conclusão da reforma e ampliação do Aeroporto de Itanhaém e a duplicação da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, no trecho até Peruíbe.

Para reforçar o patrulhamento, a Secretaria de Segurança Pública confirmou a implantação de agrupamento aéreo na região. O destaque dessa nova unidade será o helicóptero Águia.

O Poupatempo, prometido para Santos há pelo menos dois anos, ainda não tem previsão de entrega.

Tempo integral

A Prefeitura deve iniciar nos próximos dias a reforma da Escola Estadual Andradas. A ampliação permitirá a abertura de 510 vagas para alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, além das 700 existentes. A obra deve ficar pronta em oito meses, garantindo a utilização completa no próximo ano letivo.

Considerada modelo para o Estado de São Paulo, a parceria prevê a implantação de ensino em período integral na unidade compartilhada. O projeto inclui atividades esportivas e cursos profissionalizantes.

‘‘A criança vai entrar na creche e só vai sair quando terminar o Ensino Médio’’, ressaltou o secretário adjunto estadual da Educação, Paulo Alexandre Pereira Barbosa.

Ao enaltecer o pioneirismo do convênio, o prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) defendeu novas parcerias com o Estado na Educação e em outras áreas de interesse público. ‘‘O melhor caminho não é construir grandes escolas, mas racionalizar os recursos’’, exemplificou.