Bahia: Folião tem até 4ª para tomar vacina anti-sarampo

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

ter, 06/02/2007 - 17h06 | Do Portal do Governo

Da Folha de S.Paulo

Os paulistas que pretendem passar o Carnaval na Bahia têm até amanhã para tomar a vacina contra sarampo. A imunização deve ocorrer até dez dias antes de um possível contágio com o vírus.

Ontem, o governo baiano anunciou que a epidemia de sarampo está sob controle. Mesmo assim, por precaução, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo recomenda a vacinação a todas pessoas que forem à Bahia, exceto as que já foram vacinadas ou tiveram a doença.

No Estado, a vacina pode ser tomada em postos de saúde, aeroportos e rodoviárias.

Já os infectologistas defendem que mesmo os adultos que dizem ter tido a doença na infância -mas não fizeram exames para comprová-la- sejam revacinados caso viajem à Bahia, porque podem ter perdido a imunidade. Nesses casos, a vacina só pode ser tomada em clínicas privadas.

“Se vão para a Bahia, é bom tomar. Prevenção nunca é demais”, diz o infectologista Luiz Jacinto da Silva.

Para a infectologista Rosana Richtmann, do Instituto Emílio Ribas, o fato de o vírus ter quase sumido do país desde 2000 também reduz a imunidade -o que reforça a necessidade de revacinação.

São Paulo não tem caso autóctone (contraído no local) da doença há sete anos. Um caso suspeito da sarampo foi registrado em Ribeirão Preto, mas o Estado suspeita ser falso-positivo. O resultado conclusivo do exame deve sair até amanhã.

Em 2006, foram confirmados no Estado 102 casos de sarampo em primeira análise e descartados em segunda ou terceira análise, mais sensíveis.

Segundo os infectologistas, essa situação, de falso positivo, é comum em pessoas já vacinadas, como é o caso suspeito de Ribeirão Preto -um menino de dois anos que já havia tomado a primeira dose da vacina.