Avenida Paulista, com mais segurança

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 6 de abril de 2005

qua, 06/04/2005 - 9h11 | Do Portal do Governo

Postos policiais já estão funcionando de segunda a sexta-feira das 7h às 23h, para garantir mais segurança à população e principalmente aos estudantes do período noturno

JOSMAR JOZINO

A Polícia Militar reforçou o patrulhamento na Avenida Paulista, o cartão-postal da cidade. O horário de funcionamento das cabines policiais foi alterado para dar mais segurança à população, principalmente aos estudantes do período noturno. Os postos já estão funcionando, de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h. Antes, o funcionamento era das 7h às 20h.

A mudança era uma das reivindicações da Associação Paulista Viva. O presidente da entidade, Nélson Baeta Neves, 73 anos, explicou que, além de ampliar o horário de funcionamento, a idéia também é aumentar de 31 para 35 o número de cabines na região da Paulista. Em cada posto ficam dois PMs, em turno de revezamento. Um trabalha das 8h às 15h e o outro, das 15h às 23h. ‘Para a instalação de mais quatro cabines vamos precisar do aumento do efetivo. Afinal, a Paulista é o principal símbolo da cidade ‘, argumentou.

Já o coronel Washington Luiz Gaiotto, chefe do Comando de Policiamento de Área Metropolitano-1 (CPAM/1), disse que o aumento do número de cabines na região da Paulista vai depender de planejamento, estudos e adequação do efetivo. Segundo ele, estudos feitos pelos 7º e 11º Batalhão concluíram que havia necessidade de aumentar o horário de funcionamento dos postos policiais na região. ‘O movimento de pessoas que saem para se divertir a partir das 20h é grande. Muitos estudantes também saem das escolas no final da noite. Além disso, a incidência de crime era significativa nesse horário. Por isso fizemos as alterações’, justificou Gaiotto.

As outras propostas da Associação Paulista Viva são a colocação de mais trailers e a instalação de guaritas na região. A entidade também espera ganhar outro reforço ainda neste semestre: a vigilância eletrônica. A Avenida Paulista deverá contar com 25 câmeras para ajudar no combate à criminalidade e para acompanhar o comportamento dos cidadãos.