Avenida Cásper Líbero terá estação de Metrô e bulevar

Jornal da Tarde - São Paulo - Quarta-feira, 1º de dezembro de 2004

qua, 01/12/2004 - 10h00 | Do Portal do Governo

O governo estadual prometeu que toda a área deteriorada da rua será derrubada no começo do ano que vem. Pelo menos 18 imóveis serão desapropriados para a construção da Estação Luz da Linha 4 e de um bulevar

GIOVANNA BALOGH

Toda a área deteriorada da Avenida Cásper Líbero, no Centro da Capital, será derrubada no começo de 2005. A promessa do governo estadual é de que ainda neste ano será feita a desapropriação dos imóveis que cederão espaço para a construção da Estação Luz da Linha 4 (Amarela) do Metrô e de um bulevar. Pelo menos 18 imóveis serão desapropriados.

Depois de inaugurar ontem a integração do metrô com três linhas de trem na Luz, o governador Geraldo Alckmin PSDB anunciou que, além da estação, a Cásper Líbero ganhará um bulevar para valorizar a região.

‘Vou dar uma boa notícia para vocês, que é a recuperação de toda essa região. Vamos derrubar os prédios antigos que estão totalmente deteriorados e só ficam os prédios tombados com valor histórico’, prometeu Alckmin, que não deu prazos para a construção desse bulevar.

Populares que passavam pela região aplaudiram e o chamaram de ‘futuro presidente’. Alckmin, porém, disse que seu compromisso é apenas com o governo do Estado e desconversou sobre sua possível candidatura em 2006.

Segundo o Metrô, existem planos para essa construção com alguns comércios e uma praça coberta, que ficaria debaixo do empreendimento.

As obras, porém, só devem começar quando a Estação Luz e a Linha 4 (Luz-Vila Sônia) forem entregues. A estimativa para a conclusão dessa obra é para abril ou maio de 2008, segundo reafirmou ontem o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

‘Tudo isso vai ajudar a revitalizar a região da Luz e a região central da Cidade’, comentou Alckmin. Ele disse que a Linha Amarela será a mais importante, levando diariamente 900 mil passageiros, com mais de 12,8 quilômetros de linha distribuídos em 11 estações. ‘Quando estiver tudo pronto o investimento será de quase R$ 4 bilhões’, comentou o governador.

Além da intervenção na Cásper Líbero, o secretário alerta os paulistanos de que logo após o Natal será feito o canteiro de obras da Linha 4 na Avenida Ipiranga e São Luiz. ‘Será um impacto bastante representativo, com um grande canteiro de obras onde será feito o entroncamento da Linha 4 com a Estação República (Linha Vermelha)’, explicou.

Em relação aos transtornos no trânsito, Fernandes disse que serão pequenos por causa do auxílio da Companhia de Engenharia de Tráfego CET e pelo fato de a maior parte das obras ser subterrânea. ‘Estamos com obras na Rua da Consolação e ninguém percebe’, diz o secretário.

Fernandes disse que não há atrasos nas obras da Linha 4 nem no prolongamento da Linha 2 (Vila Madalena-Vila Mariana), que terá mais três estações: Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga. ‘Abrimos seis frentes de trabalho em cada uma das linhas e até maio de 2006 entregamos a Linha 2’, assegurou.