Avanços na segurança

Jornal da Tarde - São Paulo - Quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

qua, 29/12/2004 - 8h48 | Do Portal do Governo

EDITORIAL

Os altos índices de criminalidade continuam sendo um dos mais graves problemas com que se defronta São Paulo, especialmente a capital, mas alguns progressos importantes já podem ser observados. Se, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o total geral de delitos registrado no Estado nos primeiros nove meses de 2004 e do ano anterior (1,45 milhão e 1,46 milhão respectivamente) é 12% maior do que o total de período idêntico de 2002, por outro lado, o número de um crime grave como homicídio está diminuindo, e de forma constante, nos últimos anos.

Sua queda foi de 22,6%, comparando-se os nove primeiros meses de 2004 com igual período de 2002. Também os roubos e furtos de veículos caíram 22%. As estatísticas do Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade da Prefeitura de São Paulo (Pro-Aim) confirmam essa tendência: o total de homicídios nos primeiros nove meses de 2004 é 26,9% menor do que o registrado em 2000 em todos os municípios do Estado. Na capital, considerando-se apenas os primeiros semestres de 2003 e 2004, a queda foi de 23%.

Isto se deve a um conjunto de fatores, que inclui a melhora do policiamento e programas sociais tanto dos governos municipais como do Estado. Na capital, por exemplo, os programas sociais da Prefeitura e obras como a recuperação de centros esportivos ajudam a melhorar as condições de vida na periferia. Acrescente-se a adoção concomitante em algumas cidades da Grande São Paulo – com destaque para Diadema – da Lei Seca, que estabelece o fechamento dos bares entre 23 horas e 6 horas. Um ano após a entrada em vigor da Lei Seca, registrou-se uma queda de 25,5% no número de homicídios em Diadema. Mas essa lei só produz bons resultados como parte de um conjunto de medidas contra a violência. Isoladamente, seu efeito é muito pequeno, como mostram os exemplos de Barueri, Itapecerica da Serra, Jandira, Juquitiba e Suzano.

No que se refere à ação da polícia, merecem destaque o progresso na informatização e os investimentos no setor de inteligência. O Infocrim, que fornece um mapa continuamente atualizado dos tipos de delitos e dos locais em que eles ocorrem, deu melhores condições à polícia para a prevenção e a repressão ao crime. Muito ainda falta a ser feito, é claro, e os avanços obtidos indicam a direção em que se deve caminhar e a necessidade de cooperação entre os governos municipais e estadual.

Além do combate aos bandidos soltos, é preciso também – e este é mais um importante desafio que se apresenta ao governo do Estado – tomar medidas severas para evitar que os presos continuem comandando o crime de trás das grades. Como os bloqueadores de celulares se relevaram ineficazes, cabe ao governo cumprir a promessa de instalar equipamentos de raios X em todas as prisões para impedir a entrada nelas desses aparelhos.