Avaliação de alunos do Estado será em novembro

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 21 de outubro de 2005

sex, 21/10/2005 - 12h47 | Do Portal do Governo

CAMILA ANAUATE

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) está marcado para os dias 9 e 10

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) está marcado para 9 e 10 de novembro. Os 4,5 milhões de alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio das escolas da rede estadual devem participar, além dos estudantes de instituições municipais e particulares interessadas. A Secretaria de Estado da Educação divulgou as informações no Diário Oficial de ontem.

As provas, que serão aplicadas na mesma escola onde os alunos estudam, no horário de início das aulas, terão três horas de duração. O prazo mínimo para sair da sala de aula é de uma hora e meia após o início do exame.

Os estudantes das 1ª e 2ª séries do ensino fundamental devem responder a questões abertas de leitura, escrita e matemática. Já os de 3ª e 4ª séries, a 40 testes de múltipla escolha de leitura e matemática, além de uma redação. Alunos de 5ª a 8ª séries e ensino médio passarão por exame com 52 questões de múltipla escolha de leitura e matemática, além da redação. No dia 30 de novembro, a secretaria divulgará no site www.educacao.sp.gov.br os gabaritos por série e período.

O Saresp é um exame externo, realizado por instituições especializadas em avaliação a pedido do governo. Até 2003, o Saresp era feito por amostragem, em algumas séries. No ano passado, mais de 4,2 milhões de alunos participaram.

Provão também na rede municipal
O prefeito José Serra sancionou há uma semana a lei que cria o Sistema de Avaliação de Aproveitamento Escolar, o ‘provão municipal’. A partir de 2006, os alunos serão avaliados todos os anos, na segunda quinzena de junho. Participarão da primeira prova (leitura e escrita) 193 mil estudantes de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Ao longo dos anos, novas disciplinas e séries serão incluídas. A Prefeitura pretende diagnosticar a qualidade do ensino nas 466 escolas.