Autor de laudo diz que não apontou risco de desabamento na Fradique

Folha de S.Paulo - Sexta-feira, 9 de feverereiro de 2007

sex, 16/02/2007 - 11h09 | Do Portal do Governo

DO AGORA

O técnico de nível 1 em soldagem Nelson Augusto Damásio, 35, negou ontem ter apontado, em laudo, risco de desabamento no canteiro de obras da estação Fradique Coutinho da linha 4-amarela do metrô.

“Eu jamais disse que a obra iria desmoronar, eu falei apenas que a obra teria de parar até serem refeitas algumas soldagens”, afirmou o técnico.

No laudo produzido no dia 27 de janeiro e divulgado pelo “Jornal Nacional” na última terça-feira, porém, o técnico diz, na conclusão, que as reformas apontadas nas soldagens devem ser feitas, sob o risco de um “acidente de proporções imprevisíveis”.

Especialistas, o Consórcio Via Amarela e o Metrô negam que os problemas apontados possam representar riscos de acidentes graves no local.

Damásio contestou o argumento de que ele não está apto a fazer um diagnóstico sobre o projeto. “Sou credenciado pela Fundação Brasileira de Tecnologia de Soldagem, já prestei trabalhos para a Petrobrás, para empresas grandes. Reafirmo tudo o que disse no meu laudo”, disse o técnico. “Fiz mais de sete provas para conseguir a credencial de técnico de nível 1 em soldas”, argumentou.

Damásio não soube explicar como foi contratado pelo Consórcio Via Amarela para fazer o laudo das soldagens.

“Nem eu sei como [chegaram até minha empresa]”, respondeu Damásio, que concedeu à tarde entrevista em um “escritório de apoio” à sua empresa, em Santo André (ABC).Inquérito

A pedido do Ministério Público Estadual, a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar se há algum risco nas obras da estação Fradique Coutinho (zona oeste de SP).