Ausência na Unicamp é de 4,57%

Agora São Paulo - Segunda-feira, 17 de novembro de 2008

seg, 17/11/2008 - 10h18 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

A prova da primeira fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), realizada ontem, registrou índice de abstenção de 4,57%. O número, contudo, ficou abaixo do registrado no ano passado, quando 5,95% dos candidatos faltaram ao exame.

Dos 49.322 inscritos, 2.256 não compareceram. Entre as 24 cidades onde o exame foi aplicado, o Rio de Janeiro teve o maior índice de ausentes (16,13%), e Piracicaba o menor (2,47%). Na capital paulista, a abstenção foi de 4,31%; em Campinas, 5,72% dos candidatos faltaram.

A prova da primeira fase da Unicamp, com uma redação e 12 questões dissertativas, é sempre temática. Neste ano, o tema geral foi “O Homem e os Animais”.

Segundo Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo, a prova foi “simples, criativa e bem elaborada”. “As questões foram relativamente fáceis e, de forma geral, a prova foi menos complexa que a do ano passado.”

A mesma impressão teve a coordenadora do Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes. “Embora simples, a prova foi inteligente.” Segundo ela, o exame dava subsídios para que o candidato chegasse a uma boa resposta. “O aluno preparado passa tranqüilamente para a segunda fase. E a Unicamp é assim: a partir de um tema simples identifica o candidato realmente preparado.”

Para Caroline Andrade, professora de redação do Cursinho da Poli, a proposta para a redação foi bastante interessante. “A redação convidou os estudantes a refletirem sobre a responsabilidade do homem em relação ao espaço em que vive. A proposta exigia uma postura crítica do candidato. A sociedade e a universidade não estão interessadas em pessoas alienadas.”