Aula de física no parque de diversões

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 25 de março de 2004

qui, 25/03/2004 - 9h26 | Do Portal do Governo

Projeto da secretaria da Educação junto ao Hopi Hari propõe o uso de brinquedos para aplicar fundamentos físicos

CAMILLA HADDAD

Vambatê, Parangolé, Jambalaia. Alguns dos brinquedos mais disputados pelos freqüentadores do Hopi Hari, irão servir como ferramenta de ensino para cerca de 2 mil professores de física da rede estadual. A capacitação dos profissionais, prevista a partir de abril, integra um protocolo de intenções com o parque, assinado ontem pelo secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita.

Com esse projeto de capacitação, que faz parte do Laboratório Educativo Hopi Hari, a idéia é que, brincando e observando os brinquedos, os professores estudem temas voltados para a lei da física como queda livre, energia mecânica, potência, temperatura de corpos e choques. ‘Acho que isso vai ser muito interessante porque a gente quer mostrar cada vez mais que o processo educativo pode ser prazeroso e envolvente’.

O secretário lembrou ainda que não existe matéria ‘chata’. ‘A gente tem afirmado, brincando com os professores, que não existe matéria chata. Às vezes tem um professor chato, que transforma aquela disciplina numa coisa ruim. E o professor não tem culpa disso porque ele precisa de instrumentos’.

Segundo Chalita, nessa primeira fase de capacitação, o tema será somente sobre física. No entanto, ele garantiu que irá continuar com um projeto que fornece, gratuitamente, ingressos para professores irem ao parque. ‘Só em 2002 nós conseguimos dar 100 mil ingressos e faremos isso novamente esse ano.’

Durante o período de aprendizado dos professores, Chalita disse que os alunos poderão se divertir nos em todos os brinquedos. O primeiro grupo a ser levado, segundo ele, é de alunos matriculados na região do parque e ampliar as visitas ao longo dos meses. ‘Só o fato de o aluno vir para o parque com professores e ter essa convivência, isso já repercute num aprendizado interessante.’

Outra novidade anunciada ontem, é trazer ingressos gratuitos para menores da Fundação do Bem Estar do Menor (Febem) e para o programa Escola da Família, que incentiva pais e alunos a visitarem as escolas da rede estadual aos fins de semana.

‘Queremos que eles também venham ao parque e desenvolvam um trabalho de aprendizagem’, diz o secretário.