Ato simbólico dá início a construção de núcleo habitacional em Cubatão

A Tribuna - Santos - Quinta-feira, 13 de janeiro de 2005

qui, 13/01/2005 - 9h56 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de Cubatão

Geraldo Alckmin deu início simbólico, utilizando um bate-estacas, juntamente com o prefeito Clermont Castor, às obras de construção dos primeiros 200 apartamentos de um total de 620 que a Companhia Estadual de Desenvolvimento Habitacional (CDHU) erguerá no Bolsão Sete, em Cubatão.

Os imóveis serão ocupados por 106 famílias que, segundo o presidente da Câmara, Geraldo Guedes, aguardam, há cerca de 15 anos, morando em barracos instalados na própria área, o cumprimento de uma antiga promessa de governos municipais. O atual governo, com apoio da Câmara, conseguiu viabilizar a doação (localizada na interligação das rodovias Anchieta e Imigrantes) ao Estado. Com isso, segundo o prefeito, atenderá também a mais outras 514 famílias, contempladas em sorteio realizado em 2001, pelo próprio governador.

Sem espaço

Embora muitas famílias moradoras nos barracos tenham cobrado do governador a promessa de construir casas, Alckmin explicou pacientemente que, por falta de espaços para atender a todos, a alternativa será construir apartamentos.

“Tenho sempre dito que o Governo do Estado dispõe de recursos para construir habitações. Basta que os municípios façam doações de áreas à CDHU’’, disse o governador.

A Galvão Engenharia, contratada pela CDHU, vai erguer no Bolsão 7 36 blocos com quatro andares, além do térreo. Os apartamentos, de 41 metros quadrados cada um, terão dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Cada unidade vai custar R$ 27 mil para os contemplados, que poderão pagar em 25 anos. As prestações variam conforme a renda do morador e não podem ultrapassar 25% do rendimento familiar. A obra, orçada em R$ 16,7 milhões, ficará pronta em nove meses.