Atlas mostra perfil do Litoral Norte

ValeParaibano - Terça-feira, 21 de junho de 2005

ter, 21/06/2005 - 19h40 | Do Portal do Governo

Publicação, lançada da Secretaria de Meio Ambiente, conta história e retrata diagnóstico ecológico e econômico

Salim Burihan
Caraguatatuba

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente lança na próxima quinta-feira um atlas que aborda aspectos ecológicos, sociais e econômicos do Litoral Norte.

O atlas traça uma radiografia da região, a partir do zoneamento ecológico e econômico, oferecendo dados considerados fundamentais para o desenvolvimento ordenado do Litoral Norte.

A publicação, com 112 páginas, terá 2.000 exemplares, que serão distribuídos às prefeituras, escolas, entidades e instituições.

O documento resgata também o processo histórico de ocupação do Litoral Norte, seus efeitos sobre o patrimônio genético da Mata Atlântica e sobre a população existente em seu território, desde a descoberta do Brasil até os tempos atuais.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, José Goldemberg, com a publicação do atlas o Estado está dando a sua contribuição para a preservação do patrimônio de valor ‘incalculável’ que são os recursos naturais do Litoral Norte.

‘Somente planejando e estabelecendo critérios para o uso e ocupação do solo, por meio do zoneamento das atividades, poderemos garantir a preservação desses recursos, com sustentabilidade para as gerações futuras’, disse Goldemberg.

VOCAÇÃO – Segundo ele, o trabalho é constituído também por uma contribuição fundamental para o desenvolvimento sustentável da região, diagnosticando e caracterizando vocações para as diferentes áreas, visando o desenvolvimento econômico de forma consentânea com a qualidade ambiental.

O atlas é dividido em quatro capítulos. Um Olhar Sobre a História –que trata de fatos históricos das quatro cidades; Patrimônio Natural Histórico, Étnico, Cultural e Paisagístico –que procura identificar as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras; Caracterização Social e Ambiental –dados populacionais–, e Legislação –que enumera as unidades de conservação e lei ambientais da área.

O atlas será lançado às 18 horas de quinta-feira, no Consulado Britânico, em São Paulo, pelo secretário Goldemberg, em solenidade que contará com as presenças de prefeitos, vereadores e ONGs (organizações não-governamentais).