Aterro sanitário de Tupã é modelo na região

Diário de Tupã

seg, 06/04/2009 - 10h33 | Do Portal do Governo

Considerada cidade referência em questões ambientais, Tupã conta hoje com um dos melhores sistemas integrados de resíduos sólidos do Estado de São Paulo.

A eficiência do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem atraído equipes de diversas cidades interessadas em adotar o mesmo modelo implantando em Tupã.

Neste sábado, por exemplo, alunos do Centro Paula Souza de Osvaldo Cruz estarão visitando a cidade para conhecer o trabalho realizado no aterro sanitário localizado no bairro São Gonçalo, destinado aos resíduos sólidos orgânicos. No sábado passado Tupã já havia recebido a visita de 30 alunos do Colégio Agrícola de Quatá, que também vieram conhecer o sistema de funcionamento do aterro.

A polícia de gestão ambiental implantada na cidade também atraiu a atenção da prefeitura de Araras, que esteve em Tupã no início do mês, buscando subsídios para a melhoria do serviço de coleta e destinação do lixo naquela cidade.

Segundo Ana Zoratto, diretora de Educação Ambiental, as ações públicas de planejamento e controle ambiental que vem sendo implantadas nos últimos anos garantiram grandes avanços, como a eliminação dos antigos lixões, garantindo maior controle sobre a na destinação do lixo coletado na cidade.

De acordo com ela, Tupã conta hoje com quatro locais adequados para o depósito de resíduos sólidos licenciados pela Cetesb. Além do aterro sanitário, que recebe diariamente cerca de 55 toneladas de lixo, a cidade mantém o aterro do Piva, destinado ao depósito de galhos de árvores; o aterro do Cônego Rebouças, para resíduos da construção civil ou entulhos e o barracão do programa “Reciclar é Legal!”, destinado aos materiais recicláveis.

Um dos locais mais elogiados pelas equipes visitantes, o aterro sanitário é constantemente monitorado pela CETESB e conta com células impermeabilizáveis impedindo que o chorume dos resíduos orgânicos não contaminem o solo ou o lençol freático. “A estrutura do aterro sanitário permite que a administração municipal tenha maior controle sobre o impacto ambiental gerado pelo lixo orgânico e também proporciona ganho econômico pela otimização do serviço sanitário”, explicou.

Reconhecimento

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Eliseu Borsari Neto, além do interesse de outros municípios, o trabalho realizado em Tupã é reconhecido através dos índices de desempenho e prêmios ambientais obtidos pela administração. Em 2006, por exemplo, a prefeitura de Tupã foi premiada na 4ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos e Serviços para a Limpeza Pública e Resíduos Sólidos, recebendo o Troféu Feilimp 2006 – Gestão Cidadã como vencedor da categoria Gestão Integrada de Resíduos.

Outro destaque foi a avaliação do aterro local, que recebeu nota 9,8, uma das mais altas do estado, na última avaliação realizada pela CETESB. Ainda de acordo com ele, Tupã também faz parte do seleto grupo de municípios que possuem 100% do esgoto tratado e 100% de lixo doméstico e comercial destinados de forma sanitariamente recomendáveis.

A Secretaria de Meio Ambiente mantém ainda o Projeto Reciclar é Legal!, responsável pela coleta seletiva. Segundo Eliseu, além da função social que o projeto cumpre, empregando cidadãos que antes não tinham nenhuma renda, a iniciativa ajuda a reduzir o impacto dos resíduos sólidos sobre o meio ambiente e permite maior eficiência na vida útil das células do aterro sanitário, garantindo economia ao município.

Devido à importância do projeto que hoje atende cerca de 30 famílias, a Secretaria de Meio Ambiente, está ampliando o “Reciclar é Legal”, através de recursos financeiros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) da ordem de R$ 1,4 milhão.

O projeto está recebendo uma sede própria, que está sendo construída ao lado do aterro sanitário. Além do novo barracão serão adquiridos novos maquinários, incluindo prensas, balanças, esteira e caminhão. Com a ampliação do projeto a prefeitura poderá ampliar o número de famílias beneficiadas, passando a atender até 80 famílias.