Até amanhã, segundo a CBF, a Fifa oficializa o título mundial do clube

O Estado de S.Paulo - Quinta-feira, 29 de março de 2007

qui, 29/03/2007 - 11h24 | Do Portal do Governo

De O Estado de S.Paulo

O Palmeiras poderá receber até amanhã a confirmação da Fifa de que a conquista da Copa Rio de 1951 será considerada título mundial de clubes. ‘Até o fim da semana a oficialização do título deverá ser divulgada pela Federação Paulista de Futebol e pelo Palmeiras’, disse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, após a visita, ontem, ao governador de São Paulo, José Serra, para entregar os cadernos de encargos da Copa de 2014. Com o título reconhecido, o Palmeiras passará a ser o primeiro campeão mundial entre clubes brasileiros. Santos, Flamengo, Grêmio, Corinthians, São Paulo e Inter também ostentam o título.

‘Eu me lembro muito bem de ter ouvido a partida final (contra a Juventus) pelo rádio quando era garoto’, comentou Serra, que é palmeirense. O governador de São Paulo admitiu especial interesse pelo reconhecimento do título da Copa Rio de 1951. ‘Liguei para o presidente Ricardo Teixeira para reforçar (o pedido para a CBF apoiar o Palmeiras e interceder na Fifa em favor do clube)’, declarou.

A luta do time de Palestra Itália para oficializar o campeonato é antiga. Começou durante a gestão do ex-presidente do clube, Mustafá Contursi, e teve continuidade na do atual, Affonso Della Monica Netto, apesar das atuais diferenças políticas entre ambos . Foi Mustafá quem iniciou a preparação do dossiê que foi enviado no ano passado por Della Monica à sede da Fifa, em Zurique.

No encontro, Serra admitiu poder construir um novo estádio para a Copa de 2014. Uma comissão será formada nos próximos dias para avaliar o caderno de encargos da Fifa. Avaliará a hipótese de reformar o Estádio do Morumbi ou edificar nova arena para o evento. ‘Não será uma decisão do governo, mas da CBF e da Fifa em conjunto conosco’, disse.