Assembléia de SP homenageia Octavio Frias

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 7 de agosto de 2007

ter, 07/08/2007 - 11h03 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

O empresário e publisher da Folha, Octavio Frias de Oliveira, morto em 29 de abril último, aos 94 anos, foi homenageado em sessão solene realizada ontem na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Entre as cerca de 200 pessoas que participaram da solenidade estavam presentes o governador José Serra (PSDB), o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e três ex-governadores do Estado -Cláudio Lembo (DEM), Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Maluf (PP).

Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha, representou a família na mesa.

Compareceram os secretários estaduais Aloysio Nunes Ferreira (Casa Civil), Luiz Antonio Marrey (Justiça), Guilherme Afif Domingos (Trabalho), Sidney Beraldo (Gestão Pública), José Aristodemo Pinotti (Ensino Superior) e Hubert Alquéres (Comunicação).

Participaram ainda o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, o procurador-geral de Justiça do Estado, Rodrigo Pinho, os médicos Raul Cutait e Miguel Srougi e Edevaldo Alves da Silva, da UniFMU.

Entre outros familiares, estavam presentes as filhas Maria Cristina e Maria Helena.

A cerimônia começou com a abertura de uma exposição fotográfica sobre a trajetória do empresário no hall da Assembléia Legislativa.

Há imagens da infância de Frias de Oliveira, de sua participação como soldado na Revolução de 1932 e ao lado de personalidades como os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso. A mostra fica em cartaz até próxima sexta-feira.

Para o governador Serra, Frias de Oliveira foi “um homem que fez uma verdadeira revolução na mídia impressa no Brasil e um dos homens mais importantes que construíram [o Estado de] São Paulo moderno. Marcou seu tempo, sua geração e as gerações que o sucederam”.

O presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima (PSDB), que propôs a homenagem depois aprovada por unanimidade, usou uma frase do primeiro-ministro britânico Winston Churchill (1874-1965) sobre o político Joseph Chamberlain (1836-1914): “Uma das marcas do grande homem é causar impressão duradoura nas pessoas que encontra. Outra é ter, ao longo da vida, agido de tal forma que o curso dos acontecimentos tenha sido permanentemente afetado pelo que ele fez”.

Também discursaram na cerimônia representantes do PSDB (Barros Munhoz e Maria Lúcia Amary), do PT (Donisete Braga e Simão Pedro), do DEM (Rodrigo Garcia), do PSB (Jonas Donizette), do PMDB (Baleia Rossi) e do PV (Luiz Carlos Gondim).

“Um dos homens que foram capazes de construir um dos maiores jornais latino-americanos sem contar com o apoio de nenhum outro meio de comunicação”, disse Simão Pedro, líder do PT na Assembléia.

Compareceram, entre outros, o publicitário Alex Periscinoto, o presidente da Sabesp, economista Gesner de Oliveira, e funcionários do Grupo Folha. Doutor Farhat (PTB) representou a Câmara Municipal na homenagem prestada a Frias de Oliveira.