Assassinatos em declínio

Agora, segunda-feira, 4 de agosto de 2008

seg, 04/08/2008 - 16h27 | Do Portal do Governo

A contabilidade do crime divulgada pela polícia paulista mostra que os homicídios no Estado continuam a cair. O movimento ocorre desde o início dos anos 2000. No primeiro semestre de 2008, foram registrados 2.183 assassinatos. A cifra representa queda de 13% em relação à primeira metade de 2007 e de 65,8% quando comparada ao pico de homicídios de 1999.

Coisa parecida está ocorrendo em todo o Brasil, mas é em São Paulo que o fenômeno acontece com mais intensidade. A razão mais óbvia são os investimentos que o governo paulista fez em segurança pública.

Não foram só os assassinatos que caíram, mas também vários outros indicadores de criminalidade como seqüestros, roubos a banco etc.

Outro fator importante para a queda são as mudanças no perfil demográfico do Brasil. Já se viu em outros países que o envelhecimento da população e o seu enraizamento -fim das grandes ondas de migração- costumam significar maior paz social. São, afinal, jovens de mais ou menos até 25 anos que costumam envolver-se na maioria dos casos de assassinato.

É o caso, portanto, de o país aproveitar essa chance que o envelhecimento da população está nos dando para ser ainda mais implacável no combate à delinqüência. É a nossa chance de criar uma sociedade pacífica.

Agora

(C.C.)