Asfalto que ‘seca’ enchente é aprovado em teste na USP

Destak

ter, 23/03/2010 - 8h14 | Do Portal do Governo

Piso resistente às chuvas intensas do verão deve começar a ser usado em parques

Um novo tipo de asfalto absorvente, testado desde novembro no estacionamento do Centro Tecnológico de Hidráulica da Universidade de São Paulo, na zona oeste, ganhou nota máxima na sua maior prova de resistência: as chuvas de verão.

Capaz de sorver um litro de água em 26 segundos, o material reteve cerca de 100% do líquido armazenado durante cada uma das chuvas dos últimos dois meses.

Nesse período do teste, a capital registrou recordes de precipitação, com até 47 dias contínuos de tempo chuvoso entre dezembro e fevereiro.

O diferencial do piso absorvente é que ele evita que grandes volumes de água sejam despejados no sistema fluvial de uma só vez.

O processo envolve a retenção do líquido em camadas de pedras sob a manta asfáltica. Essa água é gradualmente liberada para as bocas de lobo, ao longo de um período de 12 horas.

Utilização

Financiado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Siurb), o piso deve começar a ser usado neste ano para pavimentar áreas públicas com tráfego leve, como parques, calçadas e estacionamentos.

A prefeitura estuda pôr a tecnologia à disposição de shoppings e outros estabelecimentos com grandes garagens abertas, a fim de aumentar a permeabilização.

“Em seguida, a ideia é levar o piso para vias de trânsito secundárias, por onde passam poucos veículos pesados, já que o piso não os suporta”, diz o engenheiro Afonso Virgiliis, da Siurb. l