As PMEs e as obras públicas

Do Diário de S. PauloO investimento de R$ 118,6 bilhões, previsto no Plano Plurianual (PPA), faz o estado de São Paulo projetar um crescimento econômico robusto e acelerado para os […]

qui, 01/12/2011 - 12h46 | Do Portal do Governo

Do Diário de S. Paulo

O investimento de R$ 118,6 bilhões, previsto no Plano Plurianual (PPA), faz o estado de São Paulo projetar um crescimento econômico robusto e acelerado para os próximos anos. O desafio proposto por essas  ações do governo estadual deverá criar oportunidades de desenvolvimento, gerando um ambiente extremamente favorável para  pequenas e médias empresas paulistas.

O PPA é o mais importante instrumento de realização das políticas públicas estaduais. Nele são definidas as diretrizes estratégicas do governo, que vai planejar e implementar programas propostos pelas secretarias estaduais. A maioria dessas ações vai depender da iniciativa privada para sair do papel. Projetos como a ampliação do Metrô ou a construção do Rodoanel, por exemplo, movimentam enorme variedade de micro, pequenas e médias empresas.

Esse grande volume de ações vai demandar um salto na capacidade de produção das empresas, o que só poderá ser garantido com investimentos contínuos em ampliação e modernização. Para dar estrutura a esse crescimento, a Agência de Fomento Paulista, instituição financeira do governo do estado, oferece linhas de crédito com taxas de juros mais baixas do que as praticadas no mercado e prazos mais longos. Além disso, a agência está alinhada às políticas de desenvolvimento do governo, fomentando e estruturando  programas estaduais, como o desenvolvimento do Vale do Ribeira, cujas empresas contam com linhas de crédito com juros subsidiados.

As obras governamentais movimentarão todos os setores da economia paulista, impulsionando o crescimento de empresas de todos os portes. Oferecer condições de financiamento mais adequadas ao desenvolvimento dos pequenos e médios empreendedores é fundamental para dar suporte ao expressivo ciclo de crescimento que se vislumbra no estado para os próximos anos.

Milton Luiz de Melo Santos é economista e presidente da Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento