As imagens cheias de graça do Salão do Humor

Jornal da Tarde - São Paulo - Segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

seg, 20/12/2004 - 8h51 | Do Portal do Governo

Quem não foi à 31ª edição do concurso de Piracicaba, realizada entre agosto e outubro deste ano, poderá conhecer os 286 trabalhos selecionados. As obras estão no catálogo lançado pela Imprensa Oficial do Estado

JONES ROSSI

Os quadrinhos mostram os problemas existenciais de uma mosca frente à sua breve vida de… 24 horas. Outra história subverte o famoso Manual do Escoteiro Mirim, da Disney, transformando-o no Manual do Bagaceiro Mirim. Já a charge – argentina – coloca uma daqueles malabaristas de sinal equilibrando bombas caseiras na frente de um tanque de guerra.

Com 30 anos de história, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba continua mantendo suas principais características: o humor e a internacionalidade. Trabalhos de mais de 30 países foram selecionados. E os estrangeiros ficaram com metade dos primeiros lugares.

O russo naturalizado israelense Yuri Ochakovsky ficou com o prêmio na categoria cartum e o argentino Cristobal Reinoso na de charge. Mas a honra verda-amarela ficou preservada com a bela caricatura em relevo realizada por Luciano Veronezi e os quadrinhos do pernambucano Luciano Félix. A ausência em Piracicaba pode ser compensada agora com o lançamento do Catálogo do Salão (Imprensa Oficial do Estado, R$ 50, 144 páginas).

Totalmente colorido, o livro traz os 286 trabalhos selecionados pelos organizadores. ‘O Salão funciona um pouco como um mercado alternativo para os artistas que não são publicados na grande mídia’, diz o cartunista Paulo Caruso, envolvido na organização do Salão de 2003 e figura presente desde a primeira edição. Para ele, o catálogo, além de registrar os trabalhos, serve como um bom currículo para os participantes do Salão.

Para quem não é artista é uma maneira eficaz de conhecer bons desenhistas sem espaço nos grandes veículos de comunicação, temáticas diversas e os estrangeiros. E conferir a evolução dos desenhistas nacionais, como Veronezi. ‘Sua caricatura é algo de impacto, foi quase uma unanimidade no júri. Veronezi é uma revelação do extinto Salão de São Pedro. Ele, agora, atingiu a maturidade artística’, diz Caruso. O livro não traz apenas os vencedores. Além de mostrar as menções honrosas de cada categoria, apresenta o restante dos trabalhos selecionados, de variantes e estilos artísticos diferentes.

O catálogo vem sendo publicado desde a 28ª edição. A intenção é publicá-lo todo ano. E Para conhecer a história de todas as 30 anteriores a dica é ‘Piracicaba: 30 Anos de Humor’ (Imprensa Oficial, R$65, 240 páginas), livro traz as ilustrações vencedoras desde 1974, ano de nascimento do Salão.