Arte no dia de combate à aids

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 2 de dezembro de 2004

qui, 02/12/2004 - 9h13 | Do Portal do Governo

JULIANA DE FARIA

Transformar o hospital em galeria de arte e os pacientes em artistas plásticos foi a forma que os funcionários do Instituto Emílio Ribas encontraram para celebrar ontem o Dia Mundial de Combate à Aids.

No 8º andar do prédio foram expostas 34 obras de 20 artistas internados, entre eles o ex-motorista Flávio Januário, 29 anos, que nunca havia tocado em potes de tintas antes. Ele descobriu ser HIV positivo há quatro meses e, durante o período de internação, decidiu participar das aulas de pintura do Projeto Carmin (que estimula pacientes a pintar e a desenhar).

‘Nunca achei que eu fosse capaz de pintar de verdade. Não tinha experiência nenhuma e nem sabia usar o pincel, tinha até medo’, conta. Agora, Januário recebe até propostas em dinheiro por suas telas. ‘Às vezes, um empurrão errado que tomamos define nossas vidas para o lado certo.’

Após a exposição, pacientes, médicos e funcionários se reuniram na Avenida Doutor Arnaldo para soltar cerca de 400 balões vermelhos e entregar folhetos explicativos a motoristas e pedestres. ‘Essa é uma ação importante, pois informação é a base da campanha. A prevenção é essencial, temos de conscientizar a população de que a paixão não é preservativo. As pessoas baixam a guarda, mas o vírus não’, explica a médica coordenadora do evento, Glória Brunetti.