Arrecadação de ICMS cresce 5% em SP

Valor Econômico - Quinta-feira, 02 de fevereiro de 2006

qui, 02/02/2006 - 10h26 | Do Portal do Governo

Marta Watanabe

 De São Paulo

A arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em São Paulo fechou em R$ 3,38 bilhões em janeiro, o que significou crescimento real de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os valores foram atualizados pelo IGP-DI.

O recolhimento de janeiro mantém a mesma tendência de 2005, quando se verificou um recolhimento de ICMS puxado principalmente pelos segmentos de comércio e serviços e o de preços administrados. Esses setores cresceram no acumulado do ano em 14,1% e 6,2%, respectivamente.

A arrecadação tributária total do Estado em janeiro também teve impacto importante do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), cujo recolhimento cresceu 18,9% em relação a janeiro de 2005. Os desempenhos do ICMS e do IPVA foram os mais importantes na elevação real de 8,7% da receita tributária própria de São Paulo. A arrecadação total de tributos e taxas em janeiro foi de R$ 4,62 bilhões.

Segundo a Fazenda, a elevação do IPVA se deu em função do bom desempenho de vendas de veículos nos dois últimos anos, o que contribuiu com aumento e renovação de frota. Além disso, os preços dos veículos variaram acima da inflação medida pelo IGP-DI no período.