Arma contra o crime, elo da cidadania

Correio Popular - Campinas - Terça-feira, 18 de maio de 2004

ter, 18/05/2004 - 9h25 | Do Portal do Governo

Disque-Denúncia é instrumento essencial para o combate à criminalidade, com o apoio da população. Em pouco mais de dois anos, possibilitou a solução de 908 casos

EDITORIAL

Quando, a 7 de fevereiro de 2002, por significativo empenho da organização não-governamental (ONG) Movimento Viva Melhor, foi implantado em Campinas o serviço Disque-Denúncia (telefone: 3236-3040), o trabalho da Polícia Civil e da Polícia Militar começou a ganhar importante aliado, a população, para a luta contra a violência e a criminalidade.

A central do Disque Denúncia recebe ligações de cidadãos, que informam sobre situações perigosas, localização de criminosos, pontos de tráfico de drogas, relatos sobre violência doméstica, roubos, assaltos, homicídios, seqüestros, ocorrências indicadoras de suspeição de crimes, indícios ou atos delituosos percebidos ou presenciados, enfim, passam dados importantes, em tempo hábil, para a ação policial.

Tais denúncias, em cujas ligações os denunciantes não precisam e não são identificados, têm-se constituído em fator de grande relevância para o avanço do combate a todas as formas de violência e criminalidade em Campinas e região.

É evidente que, diante da grande abrangência, da multiplicidade e do caráter normalmente escondido das práticas delituosas, a dificuldade policial, nessa verdadeira guerra, é localizar a ocorrência. A polícia precisa poder inteirar-se, o mais rapidamente possível, de crimes ou da localização de agentes de quadrilhas, nos mais diversos pontos da cidade e região.

Com o Disque-Denúncia, boa parte dessas ocorrências é denunciada anonimamente em tempo real para a central do serviço, que aciona imediatamente as equipes policiais.

É por isso que, com a comunidade vigilante, participando do processo, 20.572 denúncias foram feitas até o último dia 13. Até esse dia, desde fevereiro de 2002, foram nada menos que 908 casos solucionados. Isso significa quase dois casos criminais resolvidos por dia.

É evidente e auspicioso o êxito da idéia, pois que a média de telefonemas diários para o serviço, atualmente, é de 53.

Tal grau de participação da comunidade aumentou com a campanha veiculada para que o cidadão colabore com os órgãos de segurança, fazendo as chamadas toda vez que notar ou tiver conhecimento de fato que auxilie a ação policial na luta anticrime.

Como noticiamos na última sexta-feira na edição do Correio Popular, nos últimos 13 dias da campanha foram contabilizadas 402 chamadas.

O problema que está sendo enfrentado em Campinas é reverter o aumento das estatísticas criminais, ultimamente, relativas a determinados delitos. Como aqui já comentamos, o sobe-e-desce das estatísticas é fato cujas causas variam. Mas é nessas ocasiões que as ações policiais têm que se intensificar. Naturalmente, sendo altamente eficaz o Disque-Denúncia, em termos de dados importantes para propiciar as ações da polícia, a participação da comunidade deve ser incentivada.

O que se verifica é a valiosa resposta do cidadão, para um serviço que ganhou plena confiança da população.

E que deve ser encarado como instrumento de ação cidadã, pois representa efetivamente o elo entre a comunidade e os organismos policiais.