Aqui, nenhuma pessoa deve ficar ‘meia’ confusa

Jornal da Tarde

ter, 16/03/2010 - 8h10 | Do Portal do Governo

Museu da Língua Portuguesa abre ‘Menas’, que mostra de forma divertida erros comuns

“Eu vi ela comendo um sanduíche de mortandela com menas vontade do que o adevogado.” Calma, não atirem pedras no redator. O textinho aí é só pra anunciar a exposição que será aberta hoje no Museu da Língua Portuguesa, Menas: O Certo Do Errado, O Errado Do Certo. Sim, menas, do jeitinho que o nosso presidente da República costuma falar, vez ou outra, em seus discursos.

“Se alguém usou uma palavra, ela existe. Esse é o princípio desta exposição”, avisa o curador Eduardo Calbucci. “As exposições realizadas até então estiveram voltadas ao texto literário. Agora, estamos concentrados na língua usada no cotidiano, uma língua que pode variar e é viva”, completa.

No museu, o público vai encontrar sete instalações provocativas sobre o uso (correto e incorreto) da língua portuguesa. A primeira delas foi colocada na entrada da Estação da Luz, antes mesmo de o visitante passar pela bilheteria. São 30 banners com erros de português comuns. “A ideia é que as pessoas fiquem na dúvida se o que está escrito está certo ou errado”, comenta Calbucci.

Já no interior do museu, o visitante irá se deparar com um jogo de espelhos com frases e palavras soltas. “A intenção é deixar as pessoas menos confiantes em relação ao certo e o errado”, explica Calbucci. Um painel de 3m x 12m irá mostrar os “100 erros nossos de cada dia” – com eles, a explicação sobre a origem ou motivação estrutural de cada erro.

Para que o público possa testar seu conhecimento, a mostra também traz um jogo de “certo e errado” – instalação que utilizará nove telas de computador touch screen ligadas em rede. Além disso, o vídeo Norma, a Camaleoa, com a atriz Alessandra Colasanti, filha dos escritores Affonso Romano de Sant’Anna e Marina Colasanti, será exibido durante toda a exposição. No filme, a atriz se multiplica em várias personagens, cada uma usando a língua portuguesa de forma diferente. “Estamos curiosos para ver a reação do público a todas essas provocações de Menas”, fala o curador.

Divirta-se
Menas.
Museu da Língua Portuguesa: Praça da Luz, s/nº. 3326-0775. Ter. a dom., das 10h às 17h. R$ 6.
Grátis: sábados, para menores de 10 anos, maiores de 60 e professores da rede pública.