Aprovado projeto de reestruturação da Polícia Militar

Diário de S. Paulo - São Paulo - Quarta-feira, 8 de dezembro de 2004

qua, 08/12/2004 - 10h18 | Do Portal do Governo

Reforma prevê criação de uma unidade da Polícia Militar Rodoviária para monitorar estradas no entorno de São Paulo

Deputados estaduais aprovaram ontem à noite, em sessão extraordinária na Assembléia Legislativa, projeto do governador paulista, Geraldo Alckmin, que propõe a reestruturação da Polícia Militar no estado, redistribuindo o efetivo.

O projeto possibilitará a transferência de vagas do quadro de saúde para os quadros operacionais, além de uma reestruturação administrativa em toda a corporação, retirando pessoal dos setores de direção e passando para órgãos de execução do policiamento.

De acordo com o projeto, também serão cridas novas unidades na Capital, na Grande São Paulo e no Interior. A maior novidade será o funcionamento de um pelotão da Polícia Militar Rodoviária, que atuará nos trechos das estradas no entorno das cidades até 100 quilômetros de São Paulo.

Com a reestruturação do efetivo, a expectativa é de abertura de 10 novas companhias e 12 novos pelotões na Capital, na Região Metropolitana de São Paulo e em cidades do Interior.

Na ocasião em o projeto foi anunciado, o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, afirmou que um dos principais objetivos da mudança era fortalecer regiões que antes acabavam desguarnecidas por causa da extensão da área. Com isso, haverá praticamente um pelotão da PM em cada bairro.

O projeto estava na Assembléia desde junho e só foi aprovado ontem devido à pressões e acordo de lideranças.