Aprovada promoção por mérito

Agora São Paulo - Quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

qua, 10/12/2008 - 11h07 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

A Assembléia Legislativa aprovou ontem o projeto de lei de restruturação das carreiras dos servidores das “áreas meio” (que dão suporte às atividades principais), que dá reajuste médio de 36,71% a esses funcionários. A medida deve afetar mais de 130 mil servidores do Estado.

Agora, o texto será enviado para o governador José Serra (PSDB) -como o projeto partiu do Executivo, deverá ser sancionado. “É um passo importante na modernização da gestão pública, à medida que irá valorizar o servidor pelo desempenho”, disse o secretário de Estado da Gestão Pública, Sidney Beraldo.

A proposta determina, entre outros pontos, que a ascensão na carreira será definida a partir de uma avaliação de desempenho, e não mais por tempo de serviço. Esse é o ponto mais criticado pelos servidores, que reclamam do fato de não haver critérios definidos para a avaliação.

Outro ponto polêmico é a diminuição de 210 nomenclaturas de cargos para 53. “O projeto é desigual. Alguns servidores terão o maior reajuste, mas outros receberão 6%”, disse Claudinei Manea, diretor do sindicato dos servidores do transporte público.