Após lei, 24% dos fumantes tentam largar o vício em SP

Destak

ter, 06/10/2009 - 7h59 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada em todo o Estado mostra que 46% estão tentando fumar menos Restrição ao tabaco, que completa 2 meses amanhã, tem apoio de 91% dos brasileiros 

A lei antifumo, em vigor desde agosto no Estado, mudou o hábito dos fumantes. Com a proibição de fumar em locais públicos fechados, 24% estão tentando abandonar o vício e 46% tentam fumar menos.

Os resultados são de uma pesquisa do Instituto QualiBest, feita com 617 pessoas entre 19 e 22 de agosto.

A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Do total de entrevistados, 107 (22%) são fumantes. Desses, 13% passaram a fumar só em casa.

Entre os jovens, porém, a resistência em mudar de hábito é maior, segundo resultados de uma outra pesquisa, do Instituto Análise, que entrevistou mil pessoas em 70 cidades brasileiras em agosto. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos.

De acordo com o estudo, entre os fumantes paulistas com idade entre 16 e 24 anos, 80% não pretendem largar o cigarro no futuro, contra 12% que já abandonaram o tabaco e 9% que querem deixar o vício.

Em todo o país, nove em cada dez pessoas ouviram falar da lei paulista e 91% são favoráveis a esse tipo de medida para restringir o fumo.