Após 10 anos, Poupatempo mantém qualidade

Agora - Domingo, 11 de março de 2007

dom, 11/03/2007 - 11h24 | Do Portal do Governo

Do Agora

Em outubro deste ano, o Poupatempo -rede de postos de atendimento do governo estadual que disponibiliza diversos serviços públicos- completa dez anos. Para conferir se o programa continua com a qualidade que o fez ficar conhecido internacionalmente, o Vigilante Agora visitou os seis postos localizados na Grande São Paulo -quatro deles na capital. Ao todo, são 11 unidades fixas no Estado, além de sete postos móveis (três na Grande São Paulo e quatro no interior).

Com funcionários bem treinados, espaços amplos e arejados e serviço quase sempre dinâmico, as unidades do Poupatempo passam longe do modelo burocrático de atendimento público, oferecendo dignidade ao usuário. “Antigamente era preciso esperar 90 dias pelo documento de identidade. Hoje, pode sair no mesmo dia”, afirma o superintendente do Poupatempo, José Wilson Ricciardi.

Para não perder viagens, vale lembrar que a indicação a quem precisa de um serviço dos postos é que consulte antes o Disque Poupatempo (confira no quadro abaixo). Assim, é possível ir à unidade munido de toda a documentação necessária, evitando contratempos e espera inútil. Apesar disso, dependendo do serviço, é preciso se preparar para um “chá de cadeira”. É o caso da Fundação Procon-SP (leia mais acima).

Novas unidades

Até o início do ano que vem, cinco novas unidades do Poupatempo serão inauguradas no Estado. A ordem de abertura deve ser a seguinte: Santos (85 km de SP), São José do Rio Preto (266 km de SP), Presidente Prudente (565 km de SP), Osasco (Grande SP) e Lapa (zona oeste de SP).

Todos os postos serão totalmente terceirizados. Novas unidades móveis mais completas também devem entrar em operação.