Aplauso agora também para os artistas e profissionais da música

O Globo

ter, 27/10/2009 - 9h03 | Do Portal do Governo

Coleção de biografias de atores e diretores começa a ser ampliada esta semana 

Com apenas cinco anos de existência, a Coleção Aplauso já chegou a mais de 200 volumes. Agora, o projeto editorial da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, conhecido até agora por perfilar atores e diretores de cinema, teatro e televisão, vai entrar no mundo da música. Nesta quarta-feira, às 19h, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, serão lançados os dois primeiros títulos da série dedicada à música da Aplauso: “Som, imagem, ação”, com uma biografia do compositor Wagner Tiso, escrita pela jornalista Beatriz Coelho Silva; e “Ecletismo musical”, biografia do arranjador e maestro Rogério Duprat, assinada pelo professor e montador Máximo Barro.

Coordenador da Coleção Aplauso, o crítico de cinema Rubens Ewald Filho afirma que a intenção de ampliar o leque de títulos é antiga. 

– Depois de cinco anos, achamos que seria o momento para incluir a música. Apesar de que acabou que as duas primeiras personalidades que escolhemos têm um pé no cinema também, né? – diz Ewald Filho sobre o fato de tanto Rogério Duprat quanto Wagner Tiso já terem feito trilhas de filmes. 

Jair Rodrigues e Alaíde Costa nos próximos títulos 

Tiso, por exemplo, é conhecido por sua parceria no cinema com Walter Lima Jr. (foi responsável pela trilha de longas dele como “Inocência”, “A ostra e o vento” e “Os desafinados”). Na biografia, ele fala ainda de seu trabalho com Milton Nascimento e de histórias da família, que “fazia excursões levando acordeons e violinos, parava nas praças… e todos tocavam. E eu ali no meio”. Responsável por trilhas como a do filme “A ilha”, de Walter Hugo Khouri, Rogério Duprat, morto em 2006, também tem realçado, no volume, o seu trabalho com os tropicalistas, como Gilberto Gil. 

Ewald Filho adianta os próximos perfilados da série de música da coleção: Jair Rodrigues, Alaíde Costa, Claudette Soares, Inezita Barroso, Sérgio Ricardo e Toquinho, entre outros.

– Na quarta também lançamos um título sobre a realização da novela “O bem amado”. E em janeiro lançamos mais um da série tradicional de atores e diretores, com o Charles Möeller e o Cláudio Botelho – destaca Ewald Filho, acrescentando que será mantida a faixa de preço dos livros, de R$ 15 a R$ 30 (as obras também são distribuídas gratuitamente para as escolas da rede estadual de São Paulo). Ele brinca que “já disseram que é um presente ótimo, tem cara de livro caro, mas é barato”. – Para conseguir o alcance que temos tido, manter um preço acessível foi essencial.