Ao vivo, a restauração de peças raras

Jornal da Tarde - São Paulo - Sexta-feira, 13 de agosto de 2004

sex, 13/08/2004 - 10h15 | Do Portal do Governo

No Museu de Arte Sacra, vários itens – como os arcos – estão sendo recuperados, o que pode ser visto pelos visitantes

O Museu de Arte Sacra, localizado na região central, está abrindo as portas para que as pessoas saibam como se faz a restauração de peças raras. O trabalho dos especialistas, que estão recuperando vários itens do acervo do museu – todos tombados pelo patrimônio histórico – começou em janeiro e deve durar pelo menos até novembro.

O restauro do arco do retábulo de Nossa Senhora da Luz, por exemplo, tem de ser feito no local, devido à dificuldade de removê-lo – já que é fixado na parede – para o ateliê do restaurador Júlio Moraes, onde estão sendo recuperados outros quatro altares dos estilos barroco e rococó, datados dos séculos XVII e XVIII.

Essa é a primeira restauração pela qual passam essa peças. Ao todo, o acervo do museu tem quatro mil objetos, que abrangem do século XVI ao XX. Moraes conta com uma equipe de 12 restauradores que têm a paciente tarefa de remover todas as camadas de tinta até chegar à concepção original. ‘Em pequenas reformas realizadas no passado, as peças receberam várias camadas de tintas diferentes’, lamentou o restaurador, que utiliza um bisturi cirúrgico para retirar as últimas pinturas.

Desde 1999, a diretora do museu, Mari Marino, disse que pretendia restaurar os altares, mas só conseguiu tocar o projeto neste ano graças ao patrocínio do Banco Nacional de Paris, através da Fundação BNP Paribas Brasil. Além do retábulo da Nossa Senhora da Luz, que faz parte do antigo Mosteiro da Luz, estão sendo recuperados também dois altares da antiga Matriz de Santo Amaro; o da fazenda São Mathias, em Ilha Bela; e o da capela da fazenda de Piraí, de Itu. Para a secretária Estadual de Cultura, Cláudia Costin, as parcerias são mesmo o melhor caminho para a preservação e a restauração do patrimônio histórico.

Assim que as obras estiverem prontas, o restaurador disse que uma exposição será organizada no museu para mostrar o estilo barroco paulista, em geral desconhecido no próprio Estado.

Museu da Arte Sacra – Av. Tiradentes, 676 (Tel. 3326-1373). De terça a domingo, das 11h às 19h. Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia entrada) para estudantes. Grátis para visitas monitoradas de escolas públicas e idosos