Antônio Nóbrega abriu a Virada Cultural em Santa Bárbara

Programação barbarense foi aberta no início da noite de ontem

dom, 17/05/2009 - 10h53 | Do Portal do Governo

O frio de ontem à noite não afastou a população da primeira atração barbarense da Virada Cultural Paulista. A abertura ficou a cargo do cantor e poeta Antônio Nóbrega, que se apresentou no Centro Social Urbano. Santa Bárbara d’Oeste é uma das 19 cidades do Estado que recebem mais de 560 atrações culturais em 24 horas ininterruptas, todas com entrada gratuita.

O secretário de Cultura e Turismo, Paulo D’Elboux, enfatizou que a estreia de Santa Bárbara no projeto do governo estadual será um marco na história cultural do município. “A Virada vai abrir a possibilidade de artistas locais se apresentarem. Foram três meses de muito trabalho, é nossa primeira vez, mas espero que possamos continuar. Porém, isso depende da participação da população, porque estamos fazendo todos os esforços possíveis para trazer cultura para nossa cidade”, disse.

O prefeito Mário Heins (PDT) demonstrou seu contentamento com o fato de a cidade ser uma das escolhidas para receber a Virada e reforçou que a proposta da administração é trazer vida cultural para a cidade. “Muitos reclamam de som alto na Monte Castelo, mas quantos jovens nossos não morrem na estrada vindo para cá depois de uma balada em cidades vizinhas? Precisamos mudar isso e este é o primeiro passo”, disse.

 

Depois de muita conversa, foi hora de música. Antônio Nóbrega levantou o pessoal com um xote empolgante e sua destreza no violino. E foi este monstro da poesia que fez Eduardo Abreu sair de Limeira. “Vim aqui para ver o Nóbrega e fico até aguentar. Até quando não sei”, comentou.

Na mesma situação estava a comerciante barbarense Doroti Lucas. Ela encarou o frio para ver de perto o cantor nordestino e rever um amigo que faz parte da banda. Sobre a iniciativa, Doroti só tinha elogios. “Acho ótimo. A cidade estava carente de cultura e esta iniciativa vai dar uma balançada. Fico aqui até quando der e amanhã (hoje), ao meio-dia, vou lá na Estação”.

A atração principal de hoje é o cantor Lobão, que fecha a programação da Virada Cultural. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), apenas Santa Bárbara e Indaiatuba fazem parte da Virada.