ANJ firma parceria com a Unicamp

Correio Popular - Quinta-feira, dia 20 de julho de 2006

qui, 20/07/2006 - 10h49 | Do Portal do Governo

Objetivo de convênio é estimular e aumentar o número de projetos de relacionamento entre jornais e escolas no Brasil

Lígia Moreli

DA AGÊNCIA ANHANGÜERA

ligia.moreli@rac.com.br

Um convênio firmado ontem entre a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promete incrementar e ampliar o número de projetos de relacionamento entre jornais e escolas no País. Durante o 3 Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal, que está sendo realizado pela Rede Anhangüera de Comunicação (RAC), projeto Correio Escola, Acorde Cooperativa Educacional e Unicamp, ocorreu a cerimônia que marcou o início da parceria entre as duas instituições e que deverá beneficiar, inicialmente, os 55 programas de jornal e educação já existentes no Brasil com suporte pedagógico e de pesquisa.

A primeira ação conjunta das duas instituições também foi iniciada ontem, o curso Jornal e Educação: Princípios Básicos. A capacitação, dirigida a coordenadores de projetos educacionais em empresas jornalísticas, se estende até o próximo sábado, com palestras em Campinas e Itu.

A cerimônia contou com a presença do professor Fernando Arantes, representando o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge; do diretor da Faculdade de Educação da Universidade, Jorge Megid Neto; do presidente da ANJ, Nelson Sirotsky; e do representante da Acorde, Hilário Fracalanza; além da diretora do programa Jornal e Educação da ANJ, Carmem Lozza.

Presidente da associação que congrega 129 empresas responsáveis por 90% da circulação dos jornais brasileiros, Nelson Sirotsky comemorou a parceria com a Unicamp e anunciou que o objetivo é estimular e ampliar o número de programas de jornal e educação. “Esta parceria com a Unicamp é fundamental para esse nosso exercício de estimular a leitura em um sentido amplo. Pretendemos que todos os nossos associados tenham programas para levar jornal para as escolas”, destacou.

Sirotsky lembrou que a ANJ tem como alicerces a liberdade de imprensa, a valorização dos jornais no mercado e a valorização da participação dos veículos na construção da cidadania. “O jornal tem papel fundamental na construção da cidadania. Temos responsabilidades que transcendem a questão empresarial. Precisamos oportunizar o acesso à leitura”, enfatizou.

Falando em nome do reitor da universidade, Fernando Arantes afirmou ser um motivo de comemoração a parceria com a ANJ, haja vista que a Unicamp já mantém focos de pesquisa na educação permanente e está investindo em trabalhos junto às escolas estaduais. O diretor da Faculdade de Educação da Unicamp, Jorge Megid Neto, destacou o trabalho já realizado na região de Campinas pelo projeto Correio Escola, da RAC, e lembrou que a universidade mantém uma parceria com essa iniciativa. “Agora, teremos a oportunidade de alcançar diferentes regiões do País e com um trabalho de pesquisa coletiva, em que a universidade e os jornais irão refletir e trocar experiências.”

Hilário Fracalanza, da Acorde, afirmou que a parceria já está rendendo resultados, como o curso dirigido a coordenadores de projetos de jornal e educação, que permitirá a troca de experiências entre os profissionais e a própria realização do seminário. Além disso, anunciou que já há planos para um projeto de pesquisa coordenado pelo professor Juvenal Zancheta Júnior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis, que deverá diagnosticar como os professores recebem as notícias de jornal.

Diretora do programa de Jornal e Educação da ANJ, Carmem Lozza lembrou que a parceria com a universidade coroa um longo trabalho que vem sendo realizado pela associação. “Este curso para coordenadores está sendo planejado há 20 anos e esperamos que seja muito produtivo, assim como outras atividades com a Unicamp”, declarou.

Professora defende uso do jornal na educação

A professora da Universidade de Buenos Aires Roxana Morduchowicz foi um dos destaques na programação de ontem do 3 Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal, que discute parâmetros para orientar e sistematizar o uso do jornal na educação. O evento teve início na terça-feira e prossegue hoje, com a participação de especialistas e pesquisadores de educação e comunicação.

Roxana defendeu que a escola não ignore os valores transmitidos pelos meios de comunicação e, sim, os incorpore. “A mídia tem tanta responsabilidade na transmissão de valores, como a escola e a família. Não podemos ignorá-la, culpá-la ou torná-la indiferente. Temos que aceitá-la, mas de maneira crítica, explorando-a e analisando, sem acreditar em tudo 100%.”

A programação incluiu um debate sobre Como formar professores que promovam o hábito da leitura de jornal?, com os professores Amarildo Carnicel, do Centro de Memória da Unicamp, e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), e Ezequiel Theodoro da Silva, da Faculdade de Educação da Unicamp.

Carnicel apresentou uma proposta de oficinas de jornal comunitário nas escolas. Silva propôs a utilização de poemas juntamente com os jornais no ensino, como Poema de Jornal, de Carlos Drummond Andrade, e Poema Brasileiro, de Ferreira Goulart. “O jornal é o ícone da cultura impressa, muito mais do que o próprio livro”, disse.

Representando a Unesp de Assis, o professor Juvenal Zancheta fez uma reflexão sobre a importância de a escola saber trabalhar com a informação. Para Zancheta, mais do que utilizar o jornal no ensino, as escolas precisam criar um discurso para dialogar com as mensagens da mídia. “Se não encontrarmos uma fala que responda à novela da Globo, se não criarmos formas de nos colocarmos na mídia, provavelmente continuaremos desinstitucionalizando a escola”. (LM/AAN)