Ampliando o serviço, com o Disque-Fraude

Correio Popular - Campinas - Sexta-feira, 29 de outubro de 2004

sex, 29/10/2004 - 9h31 | Do Portal do Governo

Editorial

A eficácia do Disque-Denúncia propiciou o desdobramento do serviço, que vai acolher denúncias de irregularidades e fraudes em órgãos ou entidades. Essa expansão é oportuna e valiosa

Até junho do próximo ano Campinas contará com serviço que acolherá denúncias de problemas com órgãos e unidades que lidam com o público, como seguradoras, INSS e outros. Trata-se do Disque-Fraude, que funcionará acoplado com a estrutura do Disque-Denúncia (3236-3040).

São indiscutíveis a eficiência e a credibilidade do serviço Disque-Denúncia (3236-3040) como mecanismo ágil de combate às várias formas de criminalidade, em Campinas e região.

A partir de sua implementação, se constatou que a participação do cidadão, no processo de comunicação de fatos delituosos ou em vias de ocorrer, aumentou de forma significativa o número de casos criminais resolvidos pela ação policial. Isso porque, como é óbvio, a variedade, a multiplicidade e o caráter imprevisível das situações críticas e ações criminosas tornam impossível às polícias tomar conhecimento rápido dessas ocorrências. Contando com a participação da população como aliada, por meio do Disque-Denúncia, as Polícias Militar e Civil ganharam valiosa contribuição, diariamente.

É fundamental, portanto, a denúncia do cidadão que está próximo do fato, para que a violência e a criminalidade sejam combatidas. O serviço tornou-se um marco na história recente da luta anticrime, em Campinas.

É em função desses atributos funcionais que surgiu a idéia da ampliação do serviço. O gerente de análises do Disque-Denúncia, David Santos, revelou ao jornal que a grande credibilidade do serviço tem estimulado as pessoas a denunciar outras ocorrências, além das que dizem respeito a criminalidade contra a pessoa física ou contra o patrimônio. Muitas distorções, fraudes ou irregularidades envolvendo problemas inclusive com seguradoras e INSS têm sido denunciadas.

Conforme o gerente, percebeu-se, por exemplo, nos últimos meses, que o número de boletins de ocorrência de veículos roubados não condizia com a realidade (30% dos casos são fraudes contra as seguradoras).

Em face do exposto, resolveu-se abrir o leque para denúncias de fraudes contra seguros de veículos, de saúde, irregularidades em transações imobiliárias e outras, como informou o gerente de análises.

O Disque-Fraude funcionará a partir do final do primeiro semestre de 2005, com o mesmo telefone do Disque-Denúncia, depois de as pessoas que ali já trabalham receberem treinamento específico para esse novo tipo de serviço.

Dado que tal atendimento foi lançado no Rio de Janeiro, há um mês, com resultados considerados eficazes para o combate a variados tipos de fraude, esse fato constituiu motivo de reforço para a iniciativa de sua implantação em Campinas.

É importante salientar que, apesar da existência de órgãos de defesa do consumidor e de proteção do cidadão, a realidade mostra que abusos e práticas lesivas ao cidadão e ao interesse público têm aumentado, na forma de golpes de variada configuração. Os elementos comprobatórios dessas fraudes, os autores delas e a oportunidade do ato praticado serão bem mais facilmente detectados, por meio do Disque-Fraude. É a sociedade civil respondendo a uma forte necessidade de superação das anomalias éticas, que se tornaram muito comuns e em relação às quais nem sempre o Poder Público sabe resolver.